Articles

França: 2ª. Semana da Lusofonia em Estrasburgo

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 23 de Abril de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Entre os dias 22 e 28 de abril, ocorrem em Estrasburgo, no leste da França, as festividades e eventos em homenagem aos países lusófonos na Semana da Lusofonia.
 

Será realizada, pelo segundo ano consecutivo, a Semana da Lusofonia em Estrasburgo, na margem esquerda do rio Reno, na região da Alsácia, localizada no leste da França. A cidade exerce grande relevância em âmbito europeu, pois abriga a sede do Parlamento Europeu, reunindo parlamentares dos países-membros da União Europeia, e do Conselho da Europa, instituição que promove os direitos humanos e a estabilidade política e democrática na União Europeia.

Ventos da Lusofonia apresenta um pouco das atividades que serão feitas em Estrasburgo para a promoção da Língua “filha ilustre do Latim” e da cultura dos povos dos países e regiões do mundo lusófono.

*              *              *

–– A segunda edição da Semana da Lusofonia em Estrasburgo ––

.
Da Comunidade Urbana de Estrasburgo e da Associação Chama – Associação de Estudantes Lusófonos de Estrasburgo (França)


:::  A semana anual 100% lusófona da capital europeia da Alsácia.  :::

Depois do sucesso da primeira edição, em abril de 2012 e durante os oito anos da Associação Chama, a Associação de Estudantes Lusófonos de Estrasburgo e os membros estudantis organizam a segunda edição da Semana da Lusofonia. Este evento terá lugar durante uma semana inteira de 22 a 28 de abril de 2013, na Universidade de Estrasburgo e na Comunidade Urbana de Estrasburgo.

A Semana da Lusofonia de Estrasburgo perimitirá que se descubra a riqueza da Língua Portuguesa e de suas múltiplas culturas que representam mais 250 milhões de falantes e oito países ao redor do mundo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Cerimônias, exibições de filmes, danças, conferências, galas, teatro e gastronomia farão parte de diversos eventos culturais oferecidos em parceria com diversas instituições da Língua Portuguesa locais, nacionais [da França] e outras – dentre elas a Universidade de Estrasburgo, o CROUS [Centro Regional de Obras Universitárias e Escolares de Estrasburgo] e a cidade de Estrasburgo.  :::

(Tradução de Ronaldo Santos Soares)

*              *              *

–– Principais eventos em Estrasburgo ––
No dia 25 de abril, quinta-feira, às 12 horas, com entrada franca, haverá a comemoração do aniversário da Revolução dos Cravos, na Sala Pasteur do Palais Universitaire, da Universidade de Estrasburgo.

Na sexta-feira, 26 de abril, será realizado o 2º. Congresso dos Estudantes Lusófonos da Alsácia. E no sábado, dia 27, na histórica Praça Gutenberg, será celebrado o Dia da Lusofonia – uma festa especial ao ar livre e aberta ao público, com danças e execuções de ritmos musicais, como o samba, a kizomba e o kuduro, além de uma demonstração de capoeira e da apresentação de cantores lusófonos da cidade de Estrasburgo.

E ao longo do domingo, dia 28, haverá a emissão em direto da festa de encerramento da Semana da Lusofonia pela rádio local RBS. Um novo momento de confraternização dos povos unidos pela Língua Portuguesa nesta Semana da Lusofonia.

Clique aqui para acessar o folheto com o programa de atividades da 2ª. Semana da Lusofonia em Estrasburgo, França.

.
–– Sobre a Associação Chama de Estrasburgo ––
A Associação Chama – Associação de Estudantes Lusófonos de Estrasburgo – foi fundada em 2005 entre o corpo de estudantes de Língua Portuguesa da Faculdade de Línguas e Culturas Estrangeiras da Universidade de Estrasburgo. Com mais de cem membros, tornou-se a mais importante associação de línguas da capital da Alsácia.

Segundo a informação de seu próprio sítio da Internet, o nome da associação tem dois significados: a “chama” é o lume dos estudantes e da Língua Portuguesa que os anima; e “chama”, do verbo “chamar”, para convidar e chamar o corpo de estudantes de Estrasburgo para conhecer a entidade lusófona da Alsácia.  :::

.
–– Extraído da  Comunidade Urbana de Estrasburgo e da Associação Chama – Associação de Estudantes Lusófonos de Estrasburgo (França) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: