Articles

Colômbia: Portugal, país convidado de honra da Feira do Livro de Bogotá

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 18 de Abril de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da RTP (Portugal)

Vinte escritores e personalidades, 34 obras traduzidas e publicadas, um pavilhão com 3 mil metros quadrados – estes são os grandes números da presença de Portugal na 26ª. edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), onde é este ano o país convidado de honra. O grande evento literário da Colômbia decorre entre 17 de abril e 1 de maio.

A Feira do Livro colombiana de 2013 tem como tema O Mar, e como comissário-geral da representação portuguesa na FILBo, o colombiano Jerónimo Pizarro, responsável pela Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa, na Universidade dos Andes, apoiada pelo Camões, I.P. Sendo ele próprio um especialista da obra de Pessoa (1888-1935), escolheu um poema do autor da Mensagem para epígrafe dessa mesma participação: “Ó mar anterior a nós, teus medos / Tinham coral e praias e arvoredos.”

O Pavilhão de Portugal é o principal espaço de eventos da 26ª. Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia. 

O Pavilhão de Portugal é o principal espaço de eventos da 26ª. Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia.
 

Entre os escritores portugueses e dos países de Língua Portuguesa que visitarão Bogotá e que estarão presentes em diversas atividades, dentro e fora da feira, encontram-se Adélia Carvalho, Afonso Cruz, Ana Luísa Amaral, André Letria, Carla Maia de Almeida, Dulce Maria Cardoso, Fernando Pinto do Amaral, Francisco José Viegas, Gastão Cruz, Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, José Tolentino Mendonça, Mia Couto, Miguel Real, Nuno Júdice, Ricardo Araújo Pereira, Valter Hugo Mãe e Vasco Graça Moura. A imprensa noticiou também a presença de Pilar del Río, a companheira de José Saramago (1922-2010), tradutora da sua obra e presidente da fundação em Lisboa com o nome do único Nobel da literatura de Língua Portuguesa.

A feira foi antecedida pela realização de um ciclo de palestras intitulado Portugal Moderno, organizado pela Câmara Colombiana do Livro e pelo Colégio Gimnasio Moderno, uma prestigiada escola de Bogotá, fundada em 1914 por uma geração de “livres pensadores” colombianos, cuja biblioteca acolheu os conferencistas. O ciclo, entre 19 de fevereiro e 2 de abril, arrancou com uma conversa com o tema “Pessoa: um Moderno Singular” a cargo de Manuel Hernández, a que se seguiu uma outra em que Jerónimo Pizarro falou sobre a figura do autor português e dos seus heterónimos. Em março, “O Misterioso Mundo de Eça de Queirós” (1845-1900) foi tratado por Julio Paredes; “Saramago, Lugar Único” foi abordado por Fernando Galindo e o cinema contemporâneo português, por Hugo Chaparro.

–– Literatura e cultura portuguesas na capital colombiana ––
Segundo a apresentação da participação portuguesa, o Pavilhão de Portugal, dedicado à literatura e à cultura portuguesas, em que será possível encontrar títulos em português e traduções de obras portuguesas, acolherá encontros literários e permitirá visitar uma exposição dedicada a Portugal “e descobrir por que Vergílio Ferreira [1916-1996] declarou que da sua Língua se vê o mar”.

A tradução e publicação de 34 obras destinadas a serem lançadas no quadro da feira foi feita com o apoio do Camões, I.P. e da Direção Geral do Livro, Arquivo e Bibliotecas (DGLAB). Assim, na livraria do pavilhão poderão encontrar-se “as obras dos escritores portugueses mais conhecidos na Colômbia – Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago e António Lobo Antunes –, mas também as obras de todos os outros autores que falta conhecer melhor ou descobrir”, segundo se lê na apresentação da participação portuguesa no sítio da FILBo.

No âmbito da participação portuguesa na feira, a fadista Mísia dará um espetáculo no Teatro Eliécer Gaitán, de Bogotá, a 27 de abril, e fará uma apresentação a 29 na Universidade dos Andes, intitulada Mísia e os Poetas.

–– Língua Portuguesa em destaque no segundo ano consecutivo ––
A escolha de Portugal como país convidado de honra da feira foi anunciada no ano passado, quando o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho fez uma visita oficial à Colômbia, país com o qual Portugal tem vindo a reforçar os seus laços, não só culturais como económicos. Além da Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa, o Camões, I.P. apoia também um leitorado na Universidade Nacional da Colômbia e em maio de 2012 foi criada uma Câmara de Indústria e Comércio Luso-Colombiana.

Para a realização da Feira do Livro de Bogotá, foi feito o investimento global de 1,875 milhões de euros, geridos pelo comissário Jerónimo Pizarro. Haverá ao todo mais de 100 iniciativas culturais dentro e fora dos espaços da feira, como na Universidade dos Andes e na Universidade do Rosário, além de sete espetáculos, 60 debates, sessões de cinema e nove exposições, bem como lançamentos de livros.

A abertura da Feira do Livro de Bogotá contou com as presenças de Aníbal Cavaco Silva, Juan Manuel Santos e Jorge Barreto Xavier (da esq. para a dir.). 

A abertura da Feira do Livro de Bogotá contou com as presenças de Aníbal Cavaco Silva, Juan Manuel Santos e Jorge Barreto Xavier (da esq. para a dir.).
 

A Feira de Bogotá e a inauguração do Pavilhão de Portugal ocorreram no dia 17, com a presença do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, em visita ao país sul-americano. O secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier, já classificou como uma “parceria estratégica” dos dois países e um fator de promoção de Portugal na Colômbia onde várias empresas portuguesas estão a investir. Confirmando o que se pode ler no sítio oficial da Feira de Bogotá, “através dos livros, das palavras, do idioma e da escrita, Portugal e Colômbia compartilham caminhos”.

Esta será a segunda vez consecutiva que a Língua Portuguesa estará em destaque na feira colombiana, depois de o Brasil ter sido o país convidado em 2012.  :::

.
Clique aqui para descarregar o livreto com a programação oficial da 26ª. Feira do Livro de Bogotá 2013 (em espanhol).

.
• Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo)
Centro Internacional de Negócios e Exposições de Bogotá – Corferias.
Carretera 37 nº. 24 – 67 – Bogotá, Colombia

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da RTP (Portugal) ––

*              *              *

Leia também:
Livro póstumo de José Saramago será lançado na Colômbia – 25 de março de 2013
Feira do Livro de Bogotá – Portugal e Brasil: literaturas em evidência – 03 de julho de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: