Articles

4º. Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 8 de Abril de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

Do sítio oficial do FESTin (Lisboa, Portugal)
4 de abril de 2013

 
 

Na quarta-feira, dia 3 de abril, ocorreu a abertura da quarta edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin –, no tradicional Cinema São Jorge, em Lisboa, criado para estimular a aproximação cultural dos países da Lusofonia.

O filme O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa, coprodução de Angola, Brasil e Portugal, com Lázaro Ramos, abriu o evento que, neste ano, homenageia Angola. Oitenta filmes realizados em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, serão projetados durante os dez dias do festival.

Ainda será aguardado para exibição o filme Colegas – laureado como Melhor Filme, Melhor Direção de Arte e com o Prémio Especial do Júri do 40º. Festival de Gramado 2012 –, do brasileiro Marcelo Galvão, que conta a história de três jovens apaixonados por cinema – cujos atores são portadores da síndrome de Down. Destaca-se também o filme Bonitinha, mas Ordinária, baseada na peça homónima do escritor e dramaturgo brasileiro Nélson Rodrigues (1912-1980).

Outros destaques do festival de cinema de Lisboa:
• o filme brasileiro Feijoada Completa, protagonizado por Sônia Braga, sobre a história da canção homónima de Chico Buarque de Holanda;
• o documentário Dona Tututa, de João Alves da Veiga, sobre a nonagenária pianista cabo-verdiana Epifânia Évora;
• o documentário de curta-metragem Ó Pai, o Que É a Crise?, de José Vieira Mendes, sobre a condição de vida dos idosos em Portugal em meio à crise económica; e
• o filme A Crença, de Dorivaldo Fernandes (vencedor do Festival Internacional de Cinema de Luanda de 2012), com a história da menina Talita, albina e muda, que retrata a discriminação contra os albinos em Angola.

No sentido anti-horário: serão exibidas no festival, dentre outros filmes, as produções Colegas, Feijoada Completa, Dona Tututa e A Crença.
 

O festival também organizou, na última quarta-feira, o I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema, para debates e troca de ideias entre os participantes e a plateia sobre vários temas, como o papel dos críticos, as dificuldades da imprensa na cobertura de festivais e a interação entre o cinema e as redes sociais.

O FESTin encerra-se na quarta-feira, dia 10, quando haverá a entrega dos prémios seguida por uma grande festa no Cinema São Jorge.

Clique aqui para acessar o sítio do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa – FESTin – em Lisboa, de 3 a 10 de abril.

• Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, 175 (próximo à estação Avenida, do Metro)
1250-141 – Lisboa, Portugal

.
–– Extraído do sítio oficial do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: