Articles

EUA: 11ª. Semana do Brasil na Universidade Harvard

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Abril de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Com informações do Centro David Rockefeller para a América Latina (Cambridge, EUA)
.


 A Universidade Harvard, por meio do Centro David Rockefeller para a América Latina, realizará a 11ª. Semana do Brasil em Harvard, nos dias 4, 5, 6 e 9 de abril.
 

A Universidade Harvard, através do seu Departamento de Línguas e Literaturas Românicas e do Centro David Rockefeller para a América Latina, promovem a 11ª. Semana do Brasil em Harvard, nos dias 4, 5, 6 e 9 de abril, com o tema A Língua Portuguesa e Seus Falantes no Mundo. As atividades terão lugar no câmpus da Universidade Harvard, em Cambridge, Estado de Massachusetts.

Neste dia 4, quinta-feira, será ministrada uma palestra no Tsai Auditorium sobre “O Valor Económico da Língua Portuguesa”, pelo professor dr. Mário Felipe, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Na sexta-feira, dia 5, tem lugar no Harvard Hall uma mesa-redonda com o tema “O Ensino do Português como Língua Materna, Estrangeira e de Herança: perspectiva teórica, pedagógica e internacional”. Ela conta com a participação dos professores: Ataliba de Castilho, da Universidade de São Paulo e do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo; Inês Duarte, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Milton Azevedo, da Universidade da Califórnia em Berkeley; e Gilvan Müller de Oliveira, secretário-executivo do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

No sábado, dia 6, no edifício do Boylston Hall, realiza-se uma palestra com o título “Ensinar e Formar Professores na Diversidade Lusófona: Utopia?”, pela professora Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia e da SIPLE – Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira.

O Tsai Auditorium e o edifício do Harvard Hall serão dois dos locais de realização de eventos ligados à Semana do Brasil em Harvard.
 

A Semana do Brasil em Harvard contará ainda com sete polos temáticos de apresentação de investigações – no dia 5, sexta-feira: “Materiais Didáticos”; “Falantes de Herança”; e “Português Língua Materna/Estrangeira: Literatura e Linguística”. E no sábado, dia 6: “Português Língua Estrangeira: as Novas Tecnologias”; “Português Língua Estrangeira: na Sala de Aula”; “Pesquisa em Português como Segunda Língua/Estrangeira”; “Língua Portuguesa do Micro ao Macro”.

O evento da Universidade de Harvard encerra-se na terça-feira,dia 9, com a exibição do filme O Som ao Redor, seguido de debate com a presença do realizador Kléber Mendonça Filho.

Mais detalhes sobre a 11ª. Semana do Brasil na Universidade Harvard podem ser conferidos no sítio de Internet do Centro David Rockefeller para a América Latina.

.
–– Com informações do Centro David Rockefeller para a América Latina, da Universidade Harvard (Cambridge, EUA) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: