Articles

I Congresso da Cidadania Lusófona na Sociedade de Geografia de Lisboa

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Abril de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Será realizado na Sociedade de Geografia de Lisboa o I Congresso da Cidadania Lusófona, com o tema A Afirmação da Sociedade Civil, nos dias 2 e 3 de abril.

O congresso reunirá associações e entidades de representação da sociedade civil de todo o espaço da Lusofonia, que envolve não apenas os países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como também as diversas regiões do mundo onde há a presença histórica da Língua Portuguesa e as comunidades de emigrantes dos países lusófonos.

São objetivos do congresso, como aparecem em seu sítio oficial:
• promover o conceito de “Cidadania Lusófona” e fazer o diagnóstico sobre o estado da sociedade civil em todos os países e regiões do Espaço Lusófono; e
• promover a criação de uma Plataforma de Associações Lusófonas (Palus), que congregue associações da sociedade civil de todo o Espaço Lusófono – e dentro desta, criar plataformas setoriais, ordenando as associações por áreas de interesse.

–– Programação do I Congresso da Cidadania Lusófona ––

O I Congresso da Cidadania Lusofonia será realizado no edifício da Sociedade de Geografia de Lisboa. 

O I Congresso da Cidadania Lusofonia será realizado no edifício da Sociedade de Geografia de Lisboa.
 

No dia 2 de abril, haverá conferências ministradas pelo professor Adriano Moreira, presidente da Academia de Ciências de Lisboa, sobre “A Sociedade Civil no Século XXI”; e pelo professor Gilvan Müller de Oliveira, diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com o tema “A Lusofonia no Século XXI”. No mesmo dia, será entregue o Prémio Personalidade Lusófona 2012 ao ex-secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.

E em 3 de abril, haverá uma mesa-redonda – “Cidadania Lusófona: uma Utopia?”, presidida pelo economista e ex-ministro português João Salgueiro – a reunir: o ex-embaixador do Brasil na CPLP, Lauro Moreira; o ex-presidente de Timor-Leste e enviado especial das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, José Ramos-Horta; o ex-presidente de Cabo Verde, Pedro Pires; a ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Natália Umbelina; e o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, Paulo Portas.

O evento é promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa, pela Plataforma Ativa da Sociedade Civil (PASC) e pelo Movimento Internacional Lusófono (MIL).

Mais informações sobre o I Congresso da Cidadania Lusófona no correio eletrónico:
<cidadanialusofona@gmail.com>.

Clique aqui para acessar o sítio oficial com a programação do I Congresso da Cidadania Lusófona – A Afirmação da Sociedade Civil – nos dias 2 e 3 de abril em Lisboa.

.
• Sociedade de Geografia de Lisboa
Rua Portas de Santo Antão, 100 – (próx. à Praça dos Restauradores)
1150, Lisboa – Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: