Articles

Colóquio “Lusofonia, Francofonia: Mesmo Desafio?” realizado em Lisboa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 29 de Março de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do sítio da Câmara Municipal de Lisboa
14 de março de 2013

Um colóquio sobre os desafios em comum da Lusofonia e da Francofonia foi realizado em Lisboa pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Francês de Portugal.
 

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, presidiu à sessão de abertura do colóquio Lusofonia, Francofonia: Mesmo Desafio?, que decorreu dia 14 de março na Fundação Calouste Gulbenkian.

Organizado pelo Instituto Francês de Portugal, para celebrar os 60 anos do Lycée Français Charles Lepierre, e integrado na Semana da Francofonia – realizada em Portugal de 14 a 21 de março –, o colóquio – que se realizou até o dia 15 de março – contou com a participação de um leque variado e representativo de escritores, filósofos, e investigadores.

Entre os convidados presentes, especial destaque para o pensador Eduardo Lourenço, distinguido em 2000 pelo governo francês com o título de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras). Considerado um dos maiores vultos da cultura portuguesa, é dele o pensamento: “Uma Língua não é de ninguém, mas nós não somos ninguém sem uma Língua que fazemos nossa. É neste sentido, e unicamente neste sentido – longe das identificações narcisistas dos nacionalismos culturais –, que uma Língua é, como pensava [Fernando] Pessoa, a nossa verdadeira pátria.”

Artur Santos Silva, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian; José de Almeida Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas; e Pascal Teixeira da Silva, embaixador de França em Portugal, pautaram as suas intervenções, antes do debate inicial, pela referencia à importância do fortalecimento das relações entre os dois países, em um mundo cada vez mais “sem fronteiras”, em que se colocam desafios idênticos à Francofonia e à Lusofonia.

Da esq. para a dir.: Pascal Cherki, Sylviane Tarsot-Gillery, António Costa, Ana Paula Laborinho e Hermano Sanches Ruivo.
 

No painel inicial, os conferencistas: Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões; Sylviane Tarsot-Gillery, diretora geral adjunta do Instituto Francês em Paris; Pascal Cherki, deputado e presidente da Câmara da 14ª. freguesia (arrondissement) de Paris; e Hermano Sanches Ruivo, conselheiro de Paris e presidente da Activa (Grupo de Amizade França-Portugal das Cidades e Coletividades Territoriais), abordaram a temática “O Português e o Francês, Línguas de comunicação mundiais: desafios e estratégias para o novo milénio”.

“A Língua Portuguesa é a terceira mais usada no Facebook”, disse Ana Paula Laborinho, lembrando os movimentos ascendentes e descendentes da nossa Língua, hoje falada por 250 milhões de pessoas. Defensora da “internacionalização da Língua Portuguesa”, salientou ainda a importância da comunicação cientifica em Língua Portuguesa, “a mais falada no Hemisfério Sul”, para o seu fortalecimento.

António Costa, elogiou o contributo do Liceu Charles Lepierre no seu “trabalho de aproximação entre os dois países”, em um tempo sem fronteiras, realçando o papel da Língua como “uma questão central num século de globalização”, um “fator de identidade que nos coloca num círculo mais amplo”, considerou ainda.

Salientando a importância das relações culturais entre os dois países, António Costa afirmou que “faz sentido a reflexão em conjunto, a troca de experiência e a troca de valores”.

O Lycée Français Charles Lepierre deve o seu nome ao químico francês Charles Lepierre (1867-1945), aluno de Pierre Curie (1859-1906), que se estabeleceu em Lisboa em 1888. Em 1911, foi convidado a integrar o novo Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde trabalhou durante 26 anos como professor.  :::

.
Colóquio “Lusofonia, Francofonia: Mesmo Desafio?”.
Extraído do sítio da Câmara Municipal de Lisboa.
Publicado em: 14 mar. 2013.

*            *            *

Abaixo, um vídeo da Câmara Municipal de Lisboa sobre o Colóquio Lusofonia, Francofonia: Mesmo Desafio?, realizado em 14 e 15 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: