Articles

Rui Rio: Portugal com “vocação atlântica que passa pela Língua Portuguesa”

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 28 de Março de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
13 de março de 2013

Rui Rio: "Portugal nunca se apercebeu da enorme vantagem de dispor de uma das Línguas mais faladas do mundo".

Rui Rio: “Portugal nunca se apercebeu da enorme vantagem de dispor de uma das Línguas mais faladas do mundo”.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, defendeu, no último dia 13, a importância de Portugal assumir uma vocação atlântica e apostar na Língua Portuguesa para colmatar as dificuldades económicas da Europa, que, quando a crise passar, não voltará a ser como antes.

“Olhar para os povos de Língua Portuguesa é um excelente caminho para conseguirmos colmatar, fundamentalmente do ponto de vista económico, as dificuldades que atravessamos no seio da Europa e que estão longe de potenciar o nosso desenvolvimento como potenciaram nos anos 90”, frisou Rui Rio.

O autarca falava aos jornalistas no Porto no fim da sessão de abertura do 3.º Seminário Cultura e Sociedade, subordinado ao tema Portugal no Mundo – Cultura e Identidade, destacando a Língua Portuguesa com um “tesouro” e uma “vantagem competitiva”.

.
Confiante de que a Europa vai “recuperar do período dificílimo” atual “daqui por 10 anos”, Rui Rio alertou que nada “voltará a estar como estava há dez ou 15 anos. […] Acho que esse tempo não voltará”, observou.

Posto isto, “Portugal tem uma alternativa complementar à Europa que é a vocação atlântica que passa pela Língua, virando-se para países que falam português e que estão em expansão”, como Brasil, Angola e Moçambique, assim indicou o autarca do Partido Social Democrata, que está à frente da administração da Cidade do Porto desde 2002.

Vincando que a aposta “não começa por decreto”, Rui Rio sustenta que Portugal já começou a fazer esse caminho, nomeadamente através do estreitamento das relações com Angola ou com o Brasil.

O problema, disse, é que “Portugal nunca se apercebeu da enorme vantagem de dispor de uma das Línguas mais faladas do mundo”.

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: