Articles

António Fonseca em palestra sobre a adequação da Língua Portuguesa em Angola

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 24 de Março de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência AngolaPress
23 de março de 2013

.
:::  O escritor angolano António Fonseca fará uma abordagem histórica e analisará a questão dos novos vocábulos nacionais na Língua Portuguesa.  :::

Luanda – O escritor angolano António Fonseca dissertará na terça-feira [dia 26] no espaço da Casa da Cultura Brasil-Angola, em Luanda, sobre a “Adequação da Língua Portuguesa em Angola”.

Uma nota de imprensa da Casa da Cultura Brasil-Angola, entidade organizadora do evento, informa que a palestra enquadra-se no programa Café Literário desta casa cultural.

.
O escritor fará uma abordagem histórica sobre os factores que levaram a essa adequação, e analisará formas construtivas e a questão dos novos vocábulos nacionais na Língua Portuguesa.

–– Sobre o poeta António Fonseca ––
Nascido em 1956 no município do Ambriz, província do Bengo [na costa norte de Angola, ao redor de Luanda], António Fonseca é licenciado em Economia pela Universidade Agostinho Neto, diplomado em Estudos Superiores Especializados de Políticas Culturais e Ação Artística pela Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade da Borgonha, em França.

Diretor-geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), do Ministério da Cultura, e docente da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, António Fonseca exerce a atividade jornalística desde 1976 na Emissora Católica de Angola, ingressado posteriormente na Rádio Nacional de Angola (RNA) onde, desde 1978, realiza e apresenta o programa Antologia.

O escritor é membro da União dos Escritores Angolanos e cofundador da Brigada Jovem de Literatura.

Publicou vários livros como Raízes sobre os Kikongos de Angola, Crónica dum Tempo de Silêncio, Contribuição ao Estudo da Literatura Oral Angolana e Memórias Desancoradas.

Em 2010, participou com o conto “O Terrível Ano do Macaco Velho” da coletânea Puxando Pela Língua, organizada pela escritora Luísa Coelho e executada pela Embaixada do Brasil em Luanda, e figura de várias outras antologias.

É laureado com o premio Nacional de Jornalismo na categoria de rádio, pela realização e apresentação do programa Antologia, e com o Prémio Literário Cidade de Luanda com o livro Primo Narciso e Outras Estórias.

.
• Casa da Cultura Brasil-Angola
Rua Fernão Lopes, 16, Bairro Comandante Valódia,
Sambizanga – Luanda

.
–– Extraído da Agência AngolaPress ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: