Articles

Geórgia: Centro de Língua Portuguesa será inaugurado em Tbilisi

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 23 de Março de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
22 de março de 2013

Será inaugurado no domingo o Centro de Língua Portuguesa de Tbilisi, capital da República da Geórgia, segundo informação da embaixada georgiana em Lisboa.
 

A República da Geórgia vai contar a partir de domingo com um Centro de Língua Portuguesa, fruto de uma parceria entre o Instituto Camões e a Universidade Estatal de Tbilisi, informou a embaixada georgiana em Portugal.

A criação do centro, que irá disponibilizar aulas de Língua e cultura portuguesas, surge por iniciativa da Geórgia e faz parte da estratégia de aproximação do país à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fonte da embaixada da Geórgia em Portugal explicou à Agência Lusa que o centro será aberto ao abrigo de um protocolo de cooperação entre a Universidade Estatal de Tbilisi e o Instituto Camões, que colocará na capital da georgiana um professor, que, além de assegurar as aulas, irá coordenar as atividades do centro.

A abertura está marcada para domingo, em uma cerimónia que contará com a presença do embaixador de Portugal em Ancara [capital da Turquia], também acreditado na Geórgia, Jorge Cabral, e do embaixador da Geórgia em Portugal, Giorgi Gorgiladze.

Segundo as autoridades georgianas, o centro “irá proporcionar ótimas oportunidades para o desenvolvimento da Língua e cultura portuguesas” e “catalisar relações políticas, económicas e culturais entre a Geórgia e a Lusofonia”.

A Geórgia – antiga república soviética independente desde 1991, com uma área de 69,7 quilómetros quadrados e uma população de 4,3 milhões de habitantes – pediu em 2012 o estatuto de país observador à CPLP.

O pedido deverá ser analisado na próxima Cimeira da organização, a decorrer previsivelmente em julho, na cidade de Maputo, Moçambique.

A Geórgia – país com quase dois mil anos de história – solicitou em 2012 o ingresso como Estado observador da CPLP.
 

–– Diplomata sublinha relação secular entre Portugal e Geórgia ––
Giorgi Gorgiladze explicou, em entrevista feita no ano passado à Agência Lusa, o interesse da Geórgia no bloco lusófono, sublinhando o valor da Língua Portuguesa e o potencial económico dos oito países da CPLP.

“Os países lusófonos estão distribuídos pelos cinco continentes e é importante relacionarmo-nos com estes países. Queremos desenvolver relações económicas, políticas e culturais com estes países, em particular com Portugal”, disse.

Giorgi Gorgiladze lembrou que as ligações entre Portugal e a Geórgia têm séculos, apontando como provas desse relacionamento a referência ao povo georgiano n’Os Lusíadas, de Luís de Camões, ou um painel de azulejos alusivo ao martírio de uma das santas mais veneradas na Geórgia existente no Convento da Graça, em Lisboa.

“Temos que nos redescobrir. Estamos prontos a descobrir Portugal e a convidar os portugueses a descobrirem a Geórgia”, afirmou.

O diplomata adiantou que, para já, a relação com a CPLP se fará sobretudo através de Portugal, uma vez que a Geórgia apenas tem representações diplomáticas em Lisboa e Brasília.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: