Articles

Mais de 17 mil assinaturas para a promoção do Português na Galiza

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 21 de Março de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Do boletim diário Sermos Galiza (Santiago de Compostela, Galiza, Espanha)
8 de março de 2013

 

:::  A Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Popular (ILP) Valentim Paz-Andrade, para promover a Língua Portuguesa e os vínculos com a Lusofonia na comunidade autónoma espanhola da Galiza, entregou no Parlamento 17 mil assinaturas para que a Proposta de Lei continue a sua tramitação.  :::

.
Seis meses após de ser apresentada ante o Paço do Hórreo – o Parlamento da Galiza, em Santiago de Compostela –, a Comissão Promotora da Proposta de Lei por Iniciativa Legislativa Popular (ILP) que leva o sobrenome do homenageado do Dia das Letras Galegas do passado ano, Valentim Paz-Andrade (1898-1987), formalizou na sexta-feira, dia 8 de março, a entrega das 17 mil assinaturas que asseguram a continuação da sua tramitação parlamentar.

A iniciativa procura uma série de medidas que facilitem o acesso dos galegos ao universo de Língua Portuguesa e um maior relacionamento com a Lusofonia.

Entre as propostas do articulado, figuram: a progressiva incorporação da Língua Portuguesa no ensino; o fomento da participação das instituições e empresas galegas nos foros económicos, culturais e desportivos lusófonos; a recepção aberta das televisões e rádios portuguesas; e o reconhecimento desta competência linguística para o aceso à função pública.

Os promotores explicam na exposição de motivos da proposta que “a nossa Língua outorga uma valiosa vantagem competitiva à cidadania galega em todas as vertentes, nomeadamente a económica, desde que disponhamos dos elementos formativos e comunicativos para nos desenvolver com naturalidade no seu modelo internacional”.

Alcançado o objetivo de superar a 15 mil assinaturas requeridas, a Comissão Promotora destacou a sensibilidade das galegas e dos galegos para a proximidade ou unidade (em função da perspectiva) da Língua falada na Galiza e as restantes falas lusófonas, permitindo a consecução dos apoios necessários.

A Comissão Promotora entregou a proposta de lei sobre o Ensino de Português ao Parlamento da Galiza no dia 8 de março.
 

–– Sobre a Comissão Galega do Acordo Ortográfico ––
Apresentada no Parlamento em 16 de maio de 2012, a proposta une-se ao espírito da comemoração de Valentim Paz-Andrade, que, para além ser um dos principais impulsores da moderna indústria pesqueira galega, foi também vice-presidente da Comissão Galega do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Essa comissão possibilitou a participação da Galiza nas reuniões para o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que decorreram no Rio de Janeiro, em 1986, e em Lisboa, em 1990.

A presença galega no Acordo Ortográfico ficou registrada no tratado internacional resultante, de unificação da ortografia da Língua Portuguesa em todo o mundo, com uma menção à delegação de observadores da Galiza no primeiro parágrafo e a inclusão das palavras “brêtema” e “lóstrego” na descrição das normas acordadas.

Para a Comissão Promotora da ILP, “esse potencial global é ainda mais evidente e relevante no momento atual, onde a crise económica em que está a Galiza contrasta com o auge de novas potências como o Brasil na América, Angola na África ou a China, com o enclave de Macau, na Ásia”.  :::

.
Clique aqui para descarregar o texto integral da Iniciativa Legislativa Popular (ILP) Valentim Paz-Andrade, de 16 de maio de 2012.

.
Mais de 17.000 assinaturas pelo português na Galiza.
Extraído do boletim diário Sermos Galiza – Santiago de Compostela, Galiza, Espanha.
Publicado em: 08 mar. 2013.

Uma resposta to “Mais de 17 mil assinaturas para a promoção do Português na Galiza”

  1. […] Mais de 17 mil assinaturas para a promoção do Português na Galiza […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: