Articles

Canadá: produtora de TV defende programação bilingue para a comunidade portuguesa

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 20 de Março de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e do Observatório da Língua Portuguesa
13 de março de 2013

A produtora e apresentadora Nellie Pedro defende a exibição de programas bilingues em português e inglês na televisão para a comunidade luso-canadiana.
 

:::  A apresentação de programas televisivos dirigidos à comunidade portuguesa em duas línguas – português e inglês – teria a vantagem de alcançar as segundas e terceiras gerações de emigrantes, famílias em que há cruzamento de etnias, assim como captaria a audiência canadiana, em geral.  :::

.
A luso-canadiana Nellie Pedro, produtora e apresentadora de um programa de televisão em português no canal canadiano CityTV, defendeu, em declarações à Agência Lusa, que a programação para a comunidade portuguesa deveria ser bilingue.

Nellie Pedro é a produtora e apresentadora do único programa português difundido no Canadá, denominado Gente da Nossa, transmitido aos sábados de manhã no canal de TV generalista canadiano CityTV.

No entender desta responsável, a apresentação de programas televisivos dirigidos à comunidade portuguesa em duas línguas – português e inglês – teria a vantagem de alcançar as segundas e terceiras gerações de emigrantes, famílias em que há cruzamento de etnias, assim como captaria a audiência canadiana, em geral.

Baseando-se na experiência do seu programa televisivo, observou que “na comunidade portuguesa no Canadá existem famílias em que os avós falam português, mas os netos já não veem programas em português, perdendo assim um meio de ligação a Portugal e à cultura portuguesa”.

“Esse problema seria ultrapassado com a apresentação em inglês”, advogou, referindo que no passado recente produziu uma série de 13 episódios sobre os Açores em inglês, intitulada Discover the Azores, My Secret Paradise, que captou o interesse de espectadores falantes da língua inglesa.

Em uma perspectiva de médio e longo prazos, Nellie Pedro vai mais longe, ao defender a “unificação” dos meios de televisão em português em Toronto, em uma alusão ao canal de cabo em Toronto FPTV, do empresário Frank Alvarez.

A fusão “num único canal” asseguraria o futuro, com a otimização de recursos e do mercado publicitário, justificou Nellie, que juntamente com o marido, César Pedro, assume a produção e realização do Gente da Nossa na CityTV.

O programa celebrou, em fevereiro passado, 26 anos de existência, tendo começado a ser emitido no canal de cabo Graham para a cidade de Toronto, transitando em 1989 para a CityTV.

Atualmente contabilizando mais de 1.200 emissões, o Gente da Nossa, integrado na programação multiétnica da CityTV e com a duração semanal de uma hora, “é um magazine de eventos e entrevistas na comunidade portuguesa, contendo segmentos de música e vídeos de Portugal, um boletim cultural, agenda comunitária e momentos de memória do próprio programa”, descreveu.

Bem conhecida junto da comunidade portuguesa de Toronto, Nellie Pedro foi agente imobiliária, gestora na comissão escolar pública e concorreu a deputada provincial pelo Partido Liberal do Ontário.

Desde há alguns anos, é proprietária do Gente Tours, uma pequena agência de viagens para os Açores, que nasceu porque tinha de se deslocar muitas vezes às ilhas para recolher imagens para o seu programa.  :::

.
Produtora de TV defende programação bilingue para comunidade portuguesa.
Extraído da Agência Lusa e do Observatório da Língua Portuguesa.
Publicado em: 13 mar. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: