Articles

IILP: Colóquio “A Internacionalização da Língua Portuguesa”, em Florianópolis

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 5 de Março de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)

 

Entre os dias 6 e 8 de março, será realizado o Colóquio Internacional – A Internacionalização da Língua Portuguesa: Concepções e Ações, na cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

O encontro é promovido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), entidade que reúne professores universitários brasileiros de Letras e de Linguística.

Além de abordar sobre o crescente papel de influência da Língua Portuguesa no plano internacional, o Colóquio fará citação à II Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial – evento oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontecerá em Lisboa, em setembro deste ano. No evento da capital portuguesa, será elaborado o novo Plano de Ação para a Promoção, Difusão e Projeção da Língua Portuguesa 2014-2017, a ser aprovado pelos chefes de Estado e de Governo dos países lusófonos.

Estes são os temas das mesas de debates do Colóquio de Florianópolis:
• A promoção internacional institucional do português;
• A Língua Portuguesa e suas perspectivas para o século XXI;
• Ensino-aprendizagem e a formação de professores de Português como Língua Estrangeira em contexto de internacionalização;
• Gestão da Língua, ensino e internacionalização do português;
• Ações institucionais e a internacionalização da Língua Portuguesa;
• A disciplina de Língua Portuguesa na escola brasileira ao longo dos séculos XIX e XX: contribuições para entender sua história;
• A internacionalização da Língua Portuguesa na Era Digital.

O Colóquio de Florianópolis contará com a presença, entre outros convidados, dos professores Gilvan Müller de Oliveira, secretário-executivo do IILP; Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras; e Ana Paula Laborinho, presidente do Camões, I.P. O encontro será realizado no Centro de Comunicação e Expressão, da Universidade Federal de Santa Catarina, e será transmitido em videoconferência via Internet.

A programação do Colóquio Internacional – A Internacionalização da Língua Portuguesa: Concepções e Ações está disponível no Blogue do IILP.

A cidade de Florianópolis receberá o Colóquio Internacional do IILP que discutirá os rumos da Língua Portuguesa no âmbito mundial.
 

–– Florianópolis também terá Encontro Açoriano da Lusofonia ––
A partir de hoje, dia 5, a cidade de Florianópolis também receberá o 5º. Encontro Açoriano da Lusofonia, evento que reúne pessoas que falam, escrevem e trabalham a Língua Portuguesa. Intitulado de Açorianópolis, o encontro, aberto ao público, vai até o dia 9 de abril no Teatro Pedro Ivo Campos. Pela primeira vez, o evento açoriano será realizado em um país fora da Europa.

Rosa Beatriz Madruga, integrante da comissão executiva do Açorianópolis, mostra o legado da cultura açoriana na cidade brasileira como fator fundamental para sua escolha em receber o evento. “Florianópolis foi escolhida por essa singularidade que nós temos com a cultura açoriana, e foi esse o ponto mais forte usado na nossa defesa para trazer o evento para cá. Além da raiz muito forte que temos com a cultura portuguesa, aqui na Ilha [de Santa Catarina] os estudos voltados para a cultura açoriana também são muito grandes. Tenho certeza que essa foi a característica fundamental para que fôssemos escolhidos como cidade sede do evento.”

O Açorianópolis receberá palestrantes, pesquisadores e estudiosos dos oito países-membros da CPLP e também de Macau (na China), Canadá, França e Austrália.

Além disso, o encontro reunirá membros da Academia Brasileira de Letras, da Academia de Ciências de Lisboa e da Academia Galega da Língua Portuguesa, que irão discutir sobre a literatura açoriana e o Acordo Ortográfico de 1990. Os patronos do evento são os professores Evanildo Bechara, gramático da Academia Brasileira de Letras, e Malaca Casteleiro, da Academia de Ciências de Lisboa.

O 5º. Encontro Açoriano da Lusofonia é promovido pela Associação Catarinense dos Poetas, Cronistas e Escritores, com o apoio do Governo de Portugal e do Governo do Estado de Santa Catarina.

.
–– Extraído do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: