Articles

Grupo parlamentar Espanha-Lusofonia apresentado em Madri

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 20 de Fevereiro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa

 

Um grupo de deputados espanhóis apresentou em Madri no último dia 14 de fevereiro os objetivos do Intergrupo Parlamentar de Relações com Portugal e Países de Língua Portuguesa.

O grupo parlamentar Espanha-Lusofonia é uma iniciativa do Círculo de Empresários e Gestores Espanhóis e Portugueses (CEGEP), entidade criada em 2008 para apoiar mutuamente empresários e profissionais de setores civis dos dois países ibéricos.

O CEGEP divulgou em comunicado que membros do intergrupo espanhol, equivalente aos tradicionais “grupos de amizade”, participaram nessa última quinta-feira em uma conferência de imprensa e em um almoço debate organizado pela entidade de redes de trabalho empresarial.

O intergrupo parlamentar tem o objetivo de, “desde o âmbito parlamentar, manter programas de trabalho com os seus homólogos portugueses e ajudar às relações políticas, económicas, sociais e culturais entre os dois países”.

O órgão também tem a meta de “dar visibilidade na opinião pública espanhola a Portugal e às suas relações com Espanha”.

Por extensão, “pretendem ainda ampliar as atividades e interesses ao resto dos países da Lusofonia”, referiu ainda a nota do grupo em seu sítio na Internet.

A apresentação do Intergrupo Parlamentar de Relações com Portugal e Países de Língua Portuguesa contou com a presença de quatro dos cerca de 90 deputados que já participam no grupo. Foram eles José Ignacio Sánchez-Amor (do Partido Socialista Operário Espanhol), Aitor Esteban (do Partido Nacionalista Basco), Arancha Miguélez (do Partido Popular) e Jordi Xuclá (do Convergência e União, da Catalunha).

Uma delegação do grupo espanhol já realizou uma deslocação a Lisboa onde manteve uma agenda de contactos políticos. E está prevista a ida a Madri de um grupo homólogo de parlamentares portugueses.

Os contactos serão alargados a vários temas e a várias regiões dos dois países e pretendem ser posteriormente ampliados, através das embaixadas dos dois países, a Angola e Brasil.  :::

.
• Círculo de Empresários e Gestores Espanhóis e Portugueses:
<http://cegep-web.org/index.php/pt>

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Uma resposta to “Grupo parlamentar Espanha-Lusofonia apresentado em Madri”

  1. *Marcos Limoli { Linkedin }* *Protocolo y Etiqueta.*

    *Brazil / South America.* *Electronic Mail: marcoslimoli@gmail.com *

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: