Articles

Brasil: aplicativo para telefones móveis traduz português para Língua Brasileira de Sinais

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 13 de Fevereiro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do portal da EBC (Brasil) e da Agência Lusa

Carlos Wanderlan, Thadeu Luz e Ronaldo Tenório (da esq. para a dir.) são os criadores do premiado projeto Hand Talk, de tradução para telefones móveis.
 

Um aplicativo para telefones inteligentes, capaz de traduzir da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi escolhido como o melhor na categoria de Inclusão Social do prêmio WSA-Mobile, prêmio internacional promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que contempla projetos com melhores conteúdos e aplicativos em linha na Internet em diversas categorias.

O logicial aplicativo, criado por três brasileiros do Estado de Alagoas, na região Nordeste do país, é capaz de traduzir para a linguagem gestual, em tempo real, tanto mensagem de texto como áudio – voz –, e deve estar disponível gratuitamente a partir de agosto deste ano. Os sócios Ronaldo Tenório (diretor executivo do Hand Talk), Carlos Wanderlan (diretor de tecnologia) e Thadeu Luz (diretor operacional) viajaram no sábado, dia 2 de fevereiro, para Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde aconteceu a entrega do prêmio no último dia 5.

O logicial conta com o avatar Hugo, que realiza a tradução de mensagens do português para a Língua Brasileira de Sinais.

.

–– Mãos que falam ––
Conhecido como Hand Talk (“mãos que falam” em tradução livre), o programa conta com um avatar, batizado de Hugo – uma espécie de personagem animado em 3D que aparece na tela fazendo os sinais, após a mensagem ser digitada ou apenas falada, próxima ao aparelho.

De acordo com a página oficial dos criadores, o processo de desenvolvimento do logicial ainda está em andamento e trata-se de uma adaptação muito “minuciosa”, uma vez que pequenos detalhes com a expressão facial de Hugo podem fazer a diferença no sentido da mensagem.

.

.

• Assista à matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil, sobre o aplicativo para telefones inteligentes de tradução da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais:
.

No vídeo de apresentação, os sócios sugerem que o logicial poderá ser usado ainda ao lado de notícias de texto publicadas na Internet, para ajudar no entendimento e transmissão de conhecimento aos surdos-mudos no Brasil. Como a Linguagem Brasileira de Sinais possui uma estrutura gramatical própria, parte da comunidade surda não chega a compreender textos em Língua Portuguesa.

–– O mais votado ––
O aplicativo brasileiro concorreu na categoria de Inclusão Social e Empoderamento com outros quatro projetos – de Portugal, Alemanha, Equador e Japão – e, antes, havia sido o mais votado entre os 40 participantes na etapa de logiciais em linha.

A votação em linha na Internet foi um dos três critérios para a decisão final do melhor aplicativo do mundo, definido no evento realizado em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 3 e 5 de fevereiro – e que contemplou o programa brasileiro de tradução para telefones móveis. Ao todo, 435 projetos de 102 países foram inscritos no prêmio.

O aplicativo digital Hand Talk foi escolhido como o melhor para inclusão social em premiação realizada nos Emirados Árabes Unidos.
 

“Já era uma vitória poder participar desse evento. Toda a equipe sabe de sua importância, afinal, trata-se do ‘Oscar dos Aplicativos Móveis’. Estamos muito felizes em saber que o nosso projeto foi considerado por todos os jurados o melhor do mundo. Isso nos deixa com mais ânimo para trabalhar”, disse o diretor de tecnologia do Hand Talk, Carlos Wanderlan, em entrevista ao portal da EBC.

Além dos dispositivos móveis, os criadores pretendem disponibilizar o Hand Talk em várias outras plataformas, como em totens em locais públicos e até mesmo nos canais de televisão, em uma forma semelhante às legendas ocultas, conhecidas como closed caption.  :::

.
Brasileiros desenvolvem aplicativo que traduz português para linguagem gestual.
Da Agência Lusa.
Extraído do portal da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) – seção Tecnologia
Brasília, Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: