Articles

Livros portugueses doados a escolas britânicas

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 6 de Fevereiro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa

:::  Bibliotecas do Reino Unido receberam 8 mil livros em Língua Portuguesa  :::

O embaixador João de Vallera realiza a entrega simbólica da biblioteca com livros portugueses à Escola Lilian Baylis, em Londres.
 

Cerca de 30 escolas britânicas frequentadas por alunos portugueses foram beneficiadas pela oferta de 8 mil livros em português para as respectivas bibliotecas, em iniciativa promovida pelo banco Millennium BCP e pela Associação Karingana wa Karingana.

A iniciativa partiu de um desafio para ajudar na constituição de uma biblioteca escolar, disse à Agência Lusa José Marcos, diretor do escritório em Londres do banco.

“Falei com os colegas em Lisboa ligados à Karingana e a partir daí desenvolvemos o processo”, contou.

A associação não governamental, que já fez ações semelhantes de recolha de livros para Moçambique e Timor-Leste, tem como dirigentes, entre outros: o ex-ministro das Obras Públicas, Mário Lino; o ex-bastonário da Ordem dos Advogados portuguesa, José Miguel Júdice; a eurodeputada Edite Estrela; e o deputado da Assembleia da República – o Parlamento da República Portuguesa –, Miguel Frasquilho.

O embaixador português no Reino Unido, João de Vallera, falou no “papel louvável” de todos os intervenientes no processo e exaltou a “conjugação de boas vontades”.

A distribuição dos livros às escolas britânicas já está em curso. A primeira entrega ocorreu em uma cerimónia no dia 25 de janeiro na Escola de Tecnologia Lilian Baylis, instituição de ensino secundário de Londres, frequentada por 258 alunos lusófonos e que acolhe o ensino de Língua Portuguesa em regime curricular e extracurricular.

Voluntários da Associação Karingana wa Karingana preparam livros a serem entregues a bibliotecas e escolas.
 

–– Sobre a Associação Karingana wa Karingana ––
A Associação Karingana wa Karingana – “era uma vez”, na língua ronga, falada em Moçambique –tem seu nome dado em homenagem ao poeta moçambicano José Craveirinha (1922-2003). Com sede em Lisboa, foi fundada em 2010 e tem por objetivo a divulgação da cultura lusófona e da Língua Portuguesa e a promoção de ações de solidariedade e de cooperação junto dos países e das comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo.

• Associação Karingana wa Karingana:
<http://karinganawakaringana.org/>

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Uma resposta to “Livros portugueses doados a escolas britânicas”

  1. sua pagina tem um problema serio. quando clicamos em ler mais deste artigo somos direcionado para o blog e quando clicamos na noticia, a mesma nao abre. Isto ja vem ocorrendo ha algum tempo. Seria o meu computador ou uma falha tecnica da sua pagina? Muito obrigada por checar,. Monica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: