Articles

Sobre o Acordo de 1990 e o Plano de Ação de Brasília na conferência em Lisboa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 3 de Fevereiro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Da TVI (Portugal)
31 de janeiro de 2013

A conferência A Sociedade Civil no Plano de Ação de Brasília foi realizada no dia 31 de janeiro na sede da Academia das Ciências de Lisboa.
 

O Acordo Ortográfico, que está no centro das preocupações em relação ao futuro do português, é uma “medida de engenharia política” que provoca o “empobrecimento” da Língua Portuguesa – disse esta quinta-feira [dia 31], em Lisboa, José Pacheco Pereira.

“O Acordo Ortográfico é a típica medida de engenharia política. É a ideia de que, a partir da política, pode-se moldar a Língua, moldando, neste caso, a grafia”, declarou Pacheco Pereira.

José Pacheco Pereira criticou o Acordo de 1990: “É a típica medida de engenharia política”.

O ex-deputado do PSD [Partido Social Democrata] fez estas declarações à margem da conferência A Sociedade Civil no Plano de Ação de Brasília, na Academia das Ciências de Lisboa, evento que abordou o envolvimento da sociedade civil na promoção e divulgação da Língua Portuguesa no mundo.

“Do meu ponto de vista, isso [o Acordo Ortográfico] é muito empobrecedor em relação à riqueza do português”, referiu o também comentador político.

De acordo com Pacheco Pereira, está-se a “assistir ao empobrecimento sucessivo do português, por problemas de leitura, porque o vocabulário circulante é cada vez menor”.

“Uma sociedade que tem dificuldades em exprimir pensamentos complexos, que tem dificuldades em usar de forma criadora a sua própria língua, uma sociedade que fala como se enviasse mensagens no Twitter ou SMS, portanto de uma forma mais ou menos gutural, perde a sua riqueza e o Acordo Ortográfico acelera esse processo”, acrescentou o ex-deputado.

“O Acordo está a ser empurrado pela maior das forças, que é a inércia. Está a ser introduzido no ensino, nos órgãos de comunicação social um bocado à revelia; esta força da inércia é muito grande e vai abastardar a Língua Portuguesa”, sublinhou Pacheco Pereira.

Por seu lado, a presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, sublinhou que o Acordo Ortográfico está a ser aplicado, com maior ou menor rapidez, dependendo de questões internas de cada um dos países lusófonos.

Ana Paula Laborinho disse ainda que existe muita desinformação sobre o prolongamento do prazo de transição para a adoção do Acordo Ortográfico no Brasil, “já que foi somente isso mesmo, uma extensão do prazo [de 2013 para 2016], mas isso não quer dizer que já não esteja a ser aplicado”.

O Governo brasileiro decidiu pelo prolongamento da transição do Acordo Ortográfico em dezembro. O prazo de adoção do Acordo em Portugal é em 2015.

Ana Paula Laborinho declarou ainda que há um crescente interesse internacional pelo português, nomeadamente na África Austral, como na Namíbia e Senegal, e na Ásia, sobretudo na China.

“É preciso políticas públicas [para a promoção do português], mas também o envolvimento da sociedade civil, para que esta realidade se mantenha. As línguas não vivem por si eternamente; é preciso também desenvolver esforços no sentido de mantê-la num patamar de Língua global”, avaliou ainda a presidente do Instituto Camões.

Carla Oliveira, professora da Universidade Aberta, considerou, durante o evento, que “falta uma política internacional de promoção do português coerente e sustentada, que a coloque no mesmo nível do inglês, seja para o mundo dos negócios, no ensino e em outras áreas”.

A docente universitária acredita que é tarefa do Estado coordenar o ensino e promoção do português, porém, deve haver um envolvimento significativo da sociedade civil neste processo.

Ana Paula Laborinho referiu ainda que a realização da II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial vai realizar-se, como data indicativa, em novembro, em Lisboa.  :::

.
Acordo Ortográfico é uma «engenharia política».
Do sítio de notícias TVI 24 Horas – seção Sociedade (Portugal).
Publicado em: 31 jan. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: