Articles

Futebol de Cabo Verde: entrevistas, só em Português

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Fevereiro de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Daniel Alvarenga,
da agência de notícias Reuters
30 de janeiro de 2013

A seleção de futebol de Cabo Verde realiza esforço de promoção da Língua Portuguesa na Copa Africana de Nações, disputada na África do Sul.
 

A equipa nacional de futebol de Cabo Verde diz que está a fazer a sua parte para promover a Língua Portuguesa, ao recusar-se a dar entrevistas em qualquer outra língua na Copa Africana das Nações, disputada na África do Sul.

“Uma das razões que levam a que o português não seja tão conhecido internacionalmente é o facto de sermos tão educados com os estrangeiros e de falarmos com eles em suas línguas”, disse o porta-voz da equipa nacional Gerson de Matos ao diário desportivo português A Bola nesta quarta-feira.

A determinação de dar entrevistas em Língua Portuguesa no torneio na África do Sul segue instruções dadas pelo presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

“Somos mais de 200 milhões de falantes do português no mundo. Se fizermos questão de falar português, talvez mais pessoas encarem a nossa Língua de outra forma”, disse Gerson de Matos.

A seleção estreante de Cabo Verde tem sido a grande surpresa na Copa Africana das Nações, ao atingir os oito pontos após dois empates e uma vitória aflitiva de 2 golos a 1 sobre a nação-irmã lusofalante Angola. Assim, passou pela primeira vez às quartas-de-final da competição.

“Cabo Verde pode não ter o peso internacional do Brasil, de Angola e de Portugal, mas pelo menos está a fazer a sua parte”, acrescentou o porta-voz.

Cabo Verde, o país mais pequeno desde sempre a competir nas finais da Copa Africana das Nações, obteve a independência de Portugal em 1975 e filiou-se à FIFA [Federação Internacional de Futebol], órgão que regula o futebol mundial, em 1986.

.
–– Extraído da agência de notícias Reuters ––

*              *              *

A seguir, a matéria de Jorge Pessoa e Silva, do diário A Bola, diretamente da África do Sul:

Cabo Verde e Angola em partida em Porto Elizabeth: presença da Língua Portuguesa na Copa Africana de Nações.
 

–– Cabo Verde só dá entrevistas em Português ––

Jorge Pessoa e Silva, em Porto Elizabeth (África do Sul)
do diário A Bola (Portugal)
31 de janeiro de 2013

.
O assessor de imprensa de Cabo Verde, Gerson de Matos, não tem tido mãos a medir com tantos pedidos de entrevistas e de trabalhos com os jogadores e, em especial, com o selecionador, Lúcio Antunes. Por muito boa vontade que haja, se fosse dizer que sim a tudo, a equipa nem tinha tempo para se… treinar e estar focada no próximo duelo, sábado, ante o Gana.

A única condição que é imposta por Cabo Verde, quando aceita os pedidos de entrevista, é que as respostas sejam dadas em… português. Os jornalistas estrangeiros bem tentam puxar pelo inglês, língua que Lúcio Antunes até domina e é ferramenta de trabalho na profissão de controlador de tráfego aéreo, mas nada a fazer… E a justificação é simples: Cabo Verde é um país lusófono, o português é a Língua oficial e quem quiser que se sujeite às regras, tanto que até é disponibilizada tradução…

Gerson de Matos justificou a A Bola esta decisão de Cabo Verde. E coloca o dedo na ferida:

— Um dos males de o português não se afirmar internacionalmente é que gostamos de ser gentis com os estrangeiros e falamos a língua deles… Somos mais de 200 milhões de falantes no mundo; se todos fizermos força no português, talvez levem a nossa Língua mais a sério, até reconhecendo-a como oficial nos organismos internacionais. Cabo Verde pode não ter o peso internacional de Brasil, Angola ou Portugal. Mas faz a sua parte. Assim fizessem todos.  :::

.
PESSOA E SILVA, Jorge. Cabo Verde só dá entrevistas em Português.
Extraído do diário A Bola (Portugal).
Publicado em: 31 jan. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: