Articles

Bibliotecas do Instituto Camões entregues na França

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 19 de Janeiro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

As primeiras bibliotecas do Plano de Incentivo à Leitura do Camões foram entregues nesta quinta-feira em Paris.

 

As primeiras bibliotecas do Plano de Incentivo à Leitura em desenvolvimento pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, junto da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), foram entregues nesta quinta-feira, 17 de janeiro, na capital francesa pelo primeiro-ministro da República Portuguesa, Pedro Passos Coelho.

O ato ocorreu em cerimónia na embaixada de Portugal em Paris, que contou com a presença de Ana Paula Laborinho, presidente do Camões, I.P.

Passos Coelho esteve em visita de trabalho nesse dia, onde encontrou-se com o presidente francês François Hollande e com representantes da comunidade portuguesa de Paris. O primeiro-ministro português também visitou o Centro Calouste Gulbenkian em Paris, onde foi recebido pelo presidente da instituição, Artur Santos Silva, e viu a mostra Artistas Poetas, Poetas Artistas – Poesia e Artes Visuais do Século XX Português.

–– Plano de Incentivo à Leitura do Camões ––
O Plano de Incentivo à Leitura do Camões, I.P. nasceu da necessidade da qualificação do EPE, promovendo-se a difusão da língua, da cultura e, em especial, da literatura em Língua Portuguesa.

O projeto prevê ações de incentivo à leitura de obras de autores portugueses ou dos países de Língua Portuguesa. Será desenvolvido junto às crianças e jovens que frequentam os cursos de Língua Portuguesa e Cultura Portuguesa do Camões, I.P. em países como África do Sul, Alemanha, Andorra, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Namíbia, Países Baixos, Reino Unido, Suazilândia, Suíça e Zimbabué.

Em uma primeira fase, serão enviadas 719 bibliotecas, constituídas por títulos selecionados com base no Plano Nacional de Leitura – do Ministério da Educação e Ciência, da República Portuguesa – e dirigidas para 3 grupos distintos: de 5 a 7 anos, de 8 a 10 anos e de 11 a 15 anos.

Ao longo de 2013, será desenvolvido pelo Instituto um conjunto de atividades que passam por formação específica para os professores da rede EPE, assim como projetos articulados em três eixos: “Ler em Família”, “Ler na Escola” e “Ler na Comunidade”.

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: