Articles

Associação quer reconhecimento da Língua Gestual Angolana

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 30 de Dezembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Helma Reis
do Jornal de Angola (Luanda, Angola)
5 de dezembro de 2012

A Associação Nacional de Surdos de Angola defende a promoção da Língua Gestual Angolana como língua oficial.
 

A Associação Nacional de Surdos de Angola (ANSA) defendeu em Luanda a necessidade de ser aprovada a Língua Gestual Angolana como uma língua oficial ou nacional para garantir o direito à informação para os surdos.

Joaquim Gomes, responsável da associação, falava durante uma conferência de imprensa para definir a quem cabe a responsabilidade de reconhecer e aprovar a língua gestual na sociedade. Acrescentou que existe um “empurrar” de responsabilidades entre os ministérios da Educação e da Cultura para a sua aprovação. O presidente da Associação Nacional de Surdos de Angola informou que um dos Objetivos do Milénio é erradicar todos os problemas que afetam os surdos na sociedade, removendo as barreiras de comunicação.

“A não aprovação oficial da língua gestual é uma barreira para a nossa comunidade por falta de intérpretes nas instituições públicas e a sua adoção nas escolas de ensino geral como disciplina”, referiu.

Para Joaquim Gomes, a não ratificação do Estado angolano da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência tem dificultado a solução de alguns problemas que os surdos enfrentam.

“Existe um número considerável de surdos que está fora do sistema de ensino, porque a província de Luanda tem poucas escolas e muitos deficientes residem em zonas muito distantes do centro da cidade”, frisou.

Para o representante da Direção Nacional de Segurança Social do Ministério da Defesa, Emídio Martelo, o órgão que representa também regista um número considerável de surdos e cegos.

“Para solucionar alguns dos seus problemas, nós trabalhamos com ONG, associações e outras entidades que já têm alguma experiência na área com o intuito de qualificar cada vez mais os nossos quadros”, disse.  :::

.
REIS, Helma. Associação quer reconhecimento da língua gestual para os surdos.
Extraído do Jornal de Angola – Luanda, Angola.
Publicado em: 05 dez. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: