Articles

Museu da Língua Portuguesa de São Paulo: reforma e exposição sobre a evolução da Língua

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 25 de Dezembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Brasil e do Observatório da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa está localizado
no prédio da Estação da Luz, em São Paulo.

 

O Museu da Língua Portuguesa é considerado uma referência no mundo quanto aos estudos da Língua Portuguesa. Inaugurado em março de 2006, o museu localizado na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, já recebeu mais de dois milhões e meio de visitantes.

O museu paulistano está preparando todas as áreas de exposição para o início da vigência obrigatória do Novo Acordo Ortográfico, que pode ocorrer em janeiro em 2013.

O museu de São Paulo prepara uma exposição com linha do tempo sobre a evolução histórica da Língua Portuguesa.

  

O Museu da Língua Portuguesa também está preparando para janeiro uma grande exposição, com uma linha do tempo, sobre a história e a evolução da Língua Portuguesa e de sua grafia, com todas as principais mudanças ocorridas na Língua. “Pontuando, ano a ano, quando foram adotadas reformas na nossa ortografia e contando um pouco os motivos e as mudanças mais significativas”, explicou o diretor do museu, Antonio Carlos Sartini.

Para Sartini, exposições como essa auxiliam no aprendizado, mas é preciso um tempo maior para absorver as novidades na Língua. “É um processo, mas eu tenho certeza de que, em poucos anos, nós nem vamos lembrar mais o que foi alterado. Vamos absorvendo essas mudanças com naturalidade”.

Sartini lembra que a última reforma ortográfica no Brasil ocorreu em 1972, pouco depois que ele se alfabetizou. Ele conta que, na época, as mudanças pareciam muito difíceis de ser incorporadas. “Mas, hoje, a gente nem lembra mais o que mudou.”

–– “A Língua é patrimônio imaterial e elo de identidade” ––
O diretor do Museu da Língua Portuguesa exaltou o facto de a instituição ter como centro temático um patrimônio imaterial: a Língua Portuguesa. “Criar um museu a partir de um patrimônio imaterial é um grande desafio. O Museu cumpriu muito bem esse desafio. São poucos museus no mundo que têm acervo imaterial, mas essa é uma tendência que vai se consolidando.”

Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo: “A Língua Portuguesa é o elo da identidade nacional.”
 

“A Língua é extremamente importante”, prossegue. “Quanto mais o mundo se globaliza, mais importante ficam as diferenças linguísticas. A Língua talvez seja a maior expressão da identidade de um povo. Aqui no Brasil, no caso do Museu da Língua Portuguesa, nós partimos desse princípio: de que a Língua Portuguesa é o elo da identidade nacional.”

Antonio Carlos Sartini salientou a importância do Acordo Ortográfico, apesar das opiniões contrárias de muitos especialistas. “Os linguistas no universo da Língua não levam muito em consideração essa questão das reformas ortográficas feitas através da legislação. Exatamente porque isso, não necessariamente, pode corresponder à evolução da Língua. No caso desse Acordo Ortográfico, veja que ele demorou muitos anos para chegar a um ‘acordo’; começou a ser estudado em 1986. Ele [o Acordo de 1990] tem objetivos de unificar a Língua Portuguesa, de modo que possa passar a ser Língua oficial da Organização das Nações Unidas.”

“Mas acho que as pessoas não precisam se preocupar”, garante Sartini, dissipando as polêmicas ao redor do Acordo. “As pessoas não precisam ficar nervosas. Costumo dizer que minha avó morreu com 93 anos e escrevia ‘farmácia’ com ‘ph’, e nem por isso ela não se fazia entender.”  :::

.
–– Extraído da Agência Brasil e do Observatório da Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: