Articles

Revista ‘Macau’ cresce em português e em inglês

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 19 de Dezembro de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Do jornal Ponto Final (Macau, China)
6 de dezembro de 2012

O Gabinete de Comunicação Social de Macau aposta em sua publicação oficial para reforçar as relações do território do sul da China com a Lusofonia e com o resto do mundo. 

O Gabinete de Comunicação Social de Macau aposta em sua publicação oficial para reforçar as relações do território do sul da China com a Lusofonia e com o resto do mundo.
 

A Revista Macau, versão portuguesa da publicação oficial do Gabinete de Comunicação Social (GCS), bem como a Macao (versão inglesa), passam a partir deste último número publicado em dezembro a ser publicadas bimestralmente (seis vezes por ano), aumentando assim em 50 por cento o número anual de edições – de quatro para seis.

Alberto Ho, funcionário do GCS diretamente ligado às publicações, explica que a decisão deve-se à dupla intenção de “intensificar a relação” de ambos os produtos com os seus leitores, mas sobretudo à intenção de “reforçar a aposta do território na sua relação com os países lusófonos”, no caso da edição em portuguesa, “e com o resto do mundo”, no caso da versão inglesa.

As edições que começaram a ser agora distribuídas, relativas ao mês de dezembro, assumem já na capa a sua periodicidade bimestral, embora o acordo encontrado com o GCS careça ainda de formalização contratual. As edições portuguesa e inglesa desta publicação do Governo [da Região Administrativa Especial de Macau] acompanham a partir de agora a estratégia há muito em vigor para a versão em chinês, que já era publicada bimestralmente.

A revista 'Macau' passará a ter edições bimestrais nas versões em português e em inglês.

A revista Macau passará a ter edições bimestrais nas versões em português e em inglês.

Luís Ortet, editor da revista de Língua Portuguesa, concessionada à Delta Edições, explica que a mudança resulta de uma proposta apresentada ao GCS no sentido de “tornar o produto mais visível e mais próximo dos leitores”, garantindo ainda uma regularidade “mais consistente e mais compatível com os ritmos normais deste tipo de publicações”, uma vez que “sair de três em três meses dá a imagem de que se sai de vez em quando”.

A “identidade da revista mantém-se”, adianta Luís Ortet, que está tranquilo em relação à massa crítica jornalística existente em quantidade, que considera existir em quantidade e qualidade suficiente no território para esse acrescento de ambição. Luís Ortet, lembra a propósito que os conteúdos são essencialmente garantidos com recurso a “uma série de bons profissionais, que trabalham regularmente noutros órgãos de comunicação social em Macau e colaboram com a revista”.

Gonçalo César de Sá, editor da revista Macao, concessionada à Agência de Informação e Notícias Macaulink, lembra que o projeto que conduz aposta na cobertura informativa do Delta do Rio das Pérolas, encarando este crescimento como “uma oportunidade de o fazer de uma forma ainda melhor e mais ambiciosa”. Por outro lado, mantém o outro foco editorial, relativo à “promoção da história chinesa de Macau, dos personagens, dos jovens chineses que hoje habitam o território, e que muitas vezes têm sido pouco divulgados”.

Do ponto de vista da distribuição, se a aposta da revista em Língua Portuguesa terá de ser feita sobretudo na geografia lusófona, Gonçalo César de Sá define Hong Kong e Taiwan [ou Formosa] como alvos prioritários da versão inglesa, sobretudo ao nível das bibliotecas, das universidades e dos institutos internacionais. Há também uma outra aposta, essa mais alargada, junto dos círculos diplomáticos.  :::

.
Revista Macau cresce em português e em inglês.
Extraído do jornal Ponto Final (Macau, China).
Publicado em: 06 dez. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: