Articles

Prémio de Jornalismo Literário Luso-Galego lançado em Amarante

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Dezembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Da RTP e da Agência Lusa

:::  Universidades do norte de Portugal e da Galiza, associadas a outras instituições, apresentaram, no dia 1 de dezembro, em Amarante, um prémio de jornalismo que homenageia os escritores Teixeira de Pascoaes (1877-1952) e Vicente Risco (1884-1963), dois nomes reconhecidos da literatura ibérica.  :::

Universidades do norte de Portugal e da comunidade autónoma espanhola da Galiza lançaram o Prémio de Jornalismo Literário Luso-Galego para autores e jornalistas portugueses e galegos.

.
“Realçar a importância das relações intelectuais entre galegos e portugueses no arranque do século XX e homenagear dois escritores marcantes de Portugal e de Espanha, Teixeira de Pascoaes e Vicente Risco, é o objetivo do Prémio de Jornalismo Literário Luso-Galego”, lê-se num comunicado da organização.

Segundo a fonte, estão associadas à instituição do prémio as universidades do Porto, do Minho, de Trás-os-Montes e Alto Douro [em Portugal], de Santiago de Compostela, da Corunha e de Vigo [na Galiza].

.

A Secretaria Geral de Política Linguística da Junta da Galiza (o governo da comunidade autónoma), a Deputação Provincial de Ourense (o governo da província), a Fundação Vicente Risco e a Câmara Municipal de Amarante também se associaram ao prémio.

A organização salienta que “este prémio pretende homenagear dois distintos intelectuais representantes do saudosismo português e do nacionalismo galego da ‘Época Nós’, mas também a todos aqueles que trabalharam em prol do encontro e aproximação das energias criadoras da Galiza e Portugal”.

O prémio homenageia os escritores Teixeira de Pascoaes (1877-1952) e Vicente Risco (1884-1963), dois intelectuais da literatura portuguesa e galega. 

O prémio homenageia os escritores Teixeira de Pascoaes (1877-1952) e Vicente Risco (1884-1963), dois intelectuais da literatura portuguesa e galega.
 

Podem concorrer a este concurso, lê-se ainda no comunicado, “todas as pessoas que costumam praticar jornalismo literário para a imprensa, em língua portuguesa ou galega”.

O vencedor do prémio será conhecido a cada sábado imediatamente anterior a 14 de dezembro, data da morte de Teixeira de Pascoaes, escritor natural de Amarante.

:::  A apresentação do prémio de jornalismo ocorreu no dia 1 de dezembro na Casa das Artes, em Amarante – cidade natal de Teixeira de Pascoaes, no interior do Distrito do Porto.  :::

.
Prémio de jornalismo luso-galaico apresentado no sábado em Amarante.
Extraído da RTP e da Agência Lusa.

Deixe um comentário