Articles

Lançado o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 9 de Dezembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Baseado em Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
7 de dezembro de 2012

A nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa foi lançada pela Academia das Ciências de Lisboa e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 

A nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa foi lançada pela Academia das Ciências de Lisboa e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) lançaram no último dia 5 a nova edição do Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa. O lançamento da obra deu-se no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa, com apresentação de Artur Anselmo, presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da ACL.

O Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa contém cerca de 70 mil entradas, escritas segundo o Acordo de 1990.

O Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa contém cerca de 70 mil entradas, escritas segundo o Acordo de 1990.

Com coordenação de Maria Helena da Rocha Pereira, Aníbal Pinto de Castro e Telmo Verdelho, esta edição vem promover o uso do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposto em 1990 pela Academia das Ciências de Lisboa, pela Academia Brasileira de Letras e pelos representantes dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, e aplicado ao sistema educativo português no ano letivo de 2011-2012.

O Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa, embora dê sequência às edições anteriores de 1940, 1947 e 1970, foi elaborado inteiramente de novo, elegendo um corpus de 70.000 entradas e procurando corresponder à dimensão mediana requerida nas nomenclaturas dos dicionários práticos atuais, que poderão encontrar neste Vocabulário uma fonte de referência.

–– Outros vocabulários de referência do português ––
O Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa vem juntar-se a outras obras de referência em Portugal com a mesma finalidade, dentre as quais:
• o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, coordenado por João Malaca Casteleiro e publicado em 2009 pela Porto Editora;
• e o Vocabulário Ortográfico do Português, desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) e adotado oficialmente em Portugal pela Resolução n.º 8/2011 do Conselho de Ministros da República Portuguesa.

No mesmo dia de lançamento do Vocabulário Ortográfico da ACL, foi também feita a apresentação do Glossário de Termos Militares, a ser elaborado pelo Instituto de Estudos Superiores Militares, órgão do Ministério da Defesa Nacional, de Portugal. Uma vez finalizado, o glossário integrará o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da ACL, já com os verbetes registados segundo o Acordo Ortográfico de 1990.

.
Novo Vocabulário Ortográfico em Portugal.
Extraído do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Publicado em: 07 dez. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: