Articles

Documentário sobre a Língua Portuguesa e os brasileiros nos EUA

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Dezembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do jornal Comunidade News – Danbury, Connecticut, EUA
21 de novembro de 2012

.
::: Brasil em Mente lança o primeiro documentário sobre a Língua Portuguesa no Exterior :::

A organização Brasil em Mente, sediada em Nova York, visa promover a Língua Portuguesa na comunidade brasileira dos Estados Unidos da América.

A organização Brasil em Mente, sediada em Nova York, visa promover a Língua Portuguesa na comunidade brasileira residente nos Estados Unidos da América.

A organização Brasil em Mente, com o apoio local da Fundação Vamos Falar Português, lançou no dia 1º. de dezembro, em Miami, e lançará no dia 8, em Boca Raton, o documentário BraZil com ‘S’ – a Língua Portuguesa no Exterior.

Concebido e produzido pelas diretoras Felícia Jennings-Winterle e Patricia Almeida, filmado e dirigido pela equipe da agência B2 Conteúdo – de Luciana de Michelli e César Augusto, ex-apresentadores do programa de televisão Planeta Brasil, da Globo Internacional – o documentário destaca a importância e a necessidade de se manter o Português como Língua de Herança.

O filme, que tem 32 minutos de duração, mostra entrevistas de personalidades, pais, avós e professores brasileiros radicados nos Estados Unidos falando sobre a importância que eles veem em preservar o aprendizado da Língua com os filhos, a maioria nascidos no país.

O projeto levou um ano para ser concluído e contou com o apoio financeiro do Consulado Geral do Brasil em Nova York, dentro do Programa de Difusão da Língua e Cultura.

–– A Língua Portuguesa como herança para as famílias no exterior ––

A organização Brasil em Mente, sediada em Nova York, visa promover a Língua Portuguesa na comunidade brasileira dos Estados Unidos da América.

A organização Brasil em Mente, sediada em Nova York, visa promover a Língua Portuguesa na comunidade brasileira dos Estados Unidos da América.

Seguindo seu objetivo de promover e incentivar a Língua Portuguesa, a entidade lançou o documentário em novembro e agora traz o projeto para a Flórida. O filme explora a importância da família no processo de manutenção da Língua, e como este investimento é muito importante para o futuro dos brasileiros nascidos nos Estados Unidos.

“Queremos que o documentário chegue ao maior número possível de pessoas, não somente para aqueles que não falam português com os filhos, mas também para os que falam, pois cada entrevistado dá uma abordagem diferente ao assunto, e com isso fornece um apoio moral para eles da importância de ensinar português para os filhos”, disse a produtora Felícia Jennings-Winterle, em entrevista por telefone ao Comunidade News.

.
Segundo Felícia, a Brasil em Mente percebeu que existe uma variedade de níveis de interesse dos pais em ensinar a Língua Portuguesa aos filhos. Para ela, existem desde os que não falam absolutamente nada com os filhos, passando pelos que o ensinam dentro de casa, mas que na frente de outras pessoas acabam falando somente inglês, até os que se dedicam ao ensino, colocando os filhos em aulas de português. “Estas pessoas precisam de apoio moral, pois é um desafio”, diz ela.

Felícia diz que resume a importância do ensino em apenas uma palavra: herança. “Assim como nós protegemos o nosso dinheiro no banco para passar para os nossos filhos, nós também deveríamos estar protegendo a Língua e a cultura do país de onde viemos”, explica.

Mesmo para as famílias que negligenciaram o Ensino do Português para os filhos, a coordenadora do Brasil em Mente diz que o prejuízo não é irreparável. Ela acredita que todos têm a capacidade de aprender, mesmo mais tarde na vida adulta. Entretanto, ela alerta para uma perda que pode ser mais difícil de ser reparada: o desligamento destas pessoas com membros da família que não moram nos Estados Unidos e não falam inglês.

“A minha mãe por exemplo, mora no Brasil e não fala inglês. Se os meus filhos somente falarem inglês, não haverá a menor possibilidade de eles falarem com os avós. Este é o maior prejuízo”, alerta Felícia.

Após as exibições na Flórida, o documentário será apresentado em Nova York no dia 16 de dezembro.

A Brasil em Mente está programando uma série de exibições do documentário em locais onde possa haver uma discussão sobre o tema. Depois que essa fase for finalizada, o filme deverá ser disponibilizado na Internet. Além dos Estados Unidos, países como Canadá, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, México, China, Japão e Austrália deverão receber o filme.

–– Sobre a organização Brasil em Mente ––
A organização Brasil em Mente, com sede em Nova York, tem como missão resgatar e valorizar a Língua Portuguesa entre as famílias multiculturais que moram fora do Brasil.

A Brasil em Mente contém também propostas de educação infantil através da Escola Ciranda Cirandinhas, que oferece aulas para crianças de seis meses a 12 anos em Nova York. Na área de cultura e educação, promove orientação e discussão sobre educação bilíngue e multicultural através de encontros, palestras e do blogue Brasileirinhos, com mais de 800 acessos diários do mundo inteiro.

Além disso, mantém a única Biblioteca Infanto-Juvenil Brasileira de Nova York com mais de 600 volumes entre livros e DVDs, aberta a toda a comunidade. Tendo em vista o envolvimento das famílias e da comunidade brasileira na maior cidade dos Estados Unidos, a BEM oferece dias de leitura e atividades todo primeiro domingo do mês, assim como eventos culturais brasileiros trimestrais, sempre com o Brasil, em mente.  :::

.
Documentário mostra importância do ensino do português para os filhos.
Do jornal Comunidade News (da comunidade brasileira da Nova Inglaterra) – seção Educação
Danbury, Connecticut, Estados Unidos da América.
Publicado em: 21 nov. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: