Articles

Feira do Livro de Braga, com nova data e novo formato

In O Mundo de Língua Portuguesa on 2 de Dezembro de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Do sítio do Parque de Exposições de Braga
Braga, Portugal
30 de novembro de 2012

.
::: A Feira do Livro de Braga foi transferida para o fim do ano, para evitar concorrência com a Feira do Livro de Lisboa. A exposição do livro na capital do Minho ganhou novo formato e, este ano, tem como tema Antecipar o Futuro. O evento faz parte do ciclo de celebrações de Braga como Capital Europeia da Juventude em 2012. :::

A Feira do Livro de Braga tem como tema Antecipar o Futuro e está inserida nos eventos da cidade como Capital Europeia da Juventude em 2012.

A Feira do Livro de Braga tem como tema Antecipar o Futuro e está inserida nos eventos da cidade como Capital Europeia da Juventude em 2012.

O Parque de Exposições de Braga (PEB) decidiu alterar a data da Feira do Livro de Braga, passando esta a realizar-se de 30 de novembro a 9 de dezembro. Em causa, está o conflito com a data da Feira do Livro de Lisboa que irá decorrer de 24 de abril a 13 de maio.

Para este ano, a organização da Feira do Livro de Braga pretende relançar a feira a nível nacional e dar os passos para que esta retome o lugar cimeiro que ocupou. Pretende-se ainda renovar e reestruturar a feira com nova imagem, e introduzir novidades e novos temas relacionados com a literatura, a escrita e o livro, que oportunamente serão divulgados.

Esta decisão baseou-se na experiência das últimas edições, cujo calendário da Feira do Livro de Braga coincidia com as datas da Feira de Lisboa. Esta situação limitava a afirmação da Feira do Livro de Braga, quer ao nível dos expositores, quer na presença dos principais autores portugueses. “Tendo em conta o nosso objetivo ambicioso e o posicionamento que desejamos alcançar para a Feira do Livro, o coincidir com as datas de Lisboa ou Porto coloca-nos numa posição secundária e traz-nos limitações ao nível da participação de autores, expositores e visitantes. Esta questão é pertinente, principalmente num ano em que Braga é a Capital Europeia da Juventude”, refere Miguel Corais, administrador do Parque de Exposições de Braga.

A nova data escolhida, a par das outras novidades que vão ser introduzidas, irá trazer um novo protagonismo, merecido, à Feira do Livro de Braga. A administração do PEB acredita que o facto de a data estar próxima do Natal contribuirá para o aumento de visitantes e do número de vendas de livros.

Contudo, a organização espera uma maior colaboração dos agentes locais e nacionais, pois, segundo Miguel Corais, só com a cooperação de todo o universo cultural se consegue afirmar um certame do género: “Não chega a vontade da organização no sucesso deste evento: há mais partes que deverão ter interesse neste objetivo e, como tal, todos devemos conjugar esforços nesse sentido. Da nossa parte, estamos empenhados e abertos a cooperar. A Feira do Livro de Braga é a oportunidade para a cidade e a região se afirmar ao nível cultural com um grande evento.”

• Feira do Livro de Braga – de 30 de novembro a 9 de dezembro.
Parque de Exposições de Braga
Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
Apartado 60
Centro – Braga – Portugal
.
Feira do Livro de Braga.
Extraído do sítio do Parque de Exposições de Braga.
Braga, Portugal.
Publicado em: 30 nov. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: