Articles

Bulgária: Semana Cultural e Colóquio de Filologia Portuguesa na Universidade de Sófia

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 14 de Novembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Dos sítios da Universidade de Évora (Portugal), da Associação Internacional de Lusitanistas e do Café Lusófono – de Estudos de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas na Bulgária

A Universidade de São Clemente de Ohrid, em Sófia, realizará colóquio internacional em celebração dos 20 anos de estudos acadêmicos de Filologia Portuguesa na Bulgária.
 

Durante dois dias, em 16 e 17 de novembro, ocorrerá uma série de apresentações académicas no Colóquio Internacional “Horizontes do Saber Filológico”, a marcar a passagem do 20º. aniversário dos estudos de Filologia Portuguesa na Universidade de São Clemente de Ohrid (Sveti Kliment Ohridski), em Sófia, na capital da República da Bulgária.

Há vinte anos, os Estudos Portugueses e Lusófonos naquele país da Europa de Leste empreenderam o caminho de curso de licenciatura autónomo na Universidade de São Clemente de Ohrid de Sófia, sob o nome de Filologia Portuguesa. Ao longo desse percurso, a pequena comunidade lusofalante de docentes búlgaros tem vindo a empenhar o seu esforço didático e científico na formação de várias centenas de especialistas em Língua Portuguesa, Culturas e Literaturas Lusófonas.

As orientações do ensino e da investigação desenvolvidos pelo corpo docente da Filologia Portuguesa na universidade estatal de Sófia motivam as áreas privilegiadas do colóquio:

• As literaturas portuguesa, brasileira e africanas de expressão portuguesa no foco da história literária, da teoria literária e da literatura comparada.
• A linguística portuguesa no seio do tipo linguístico românico, da teoria linguística e da linguística comparada.
• A cultura lusófona: polifacética e multicontinental.
• Aspetos do ensino do Português como Segunda Língua na Bulgária, no contexto do espaço europeu plurilinguístico.
• A problemática da tipologia na tradução, a tradução enquanto instrumento didático e cognitivo e a recepção na Bulgária das traduções das literaturas portuguesa, brasileira e africanas de expressão portuguesa.

Cartaz da Semana das Culturas Brasileira e Portuguesa de Sófia, Bulgária.

O evento é organizado pelo Departamento de Estudos Ibero-Americanos da Faculdade de Filologias Clássicas e Modernas da Universidade de Sófia, e contará com a participação de docentes e investigadores de centros académicos de vários países (Bulgária, Portugal, Brasil, República Checa, Polónia e Hungria).

As línguas de trabalho a serem usadas nas apresentações do colóquio serão o búlgaro e o português. E cada apresentação das comunicações terá uma duração de 20 minutos.

Como oradores convidados do colóquio internacinal, estão a profª. Isabel Pires de Lima, Catedrática da Universidade do Porto; a profª. Edleise Mendes Oliveira Santos, da Universidade Federal da Bahia; e o prof. Ricardo Borges Alencar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Durante as apresentações do colóquio na Bulgária, o prof. Petar Petrov em representação da equipa editorial, fará o lançamento dos livros da série Avanços em…, do X Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, celebrado na Universidade do Algarve, de 18 a 23 de julho de 2011.

Serão apresentadas também as Atas das Segundas Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste (organizado pela profª. Yana Andreeva), que reuniram em março de 2010 na Universidade de Sófia docentes universitários de 11 universidades sediadas em 8 países da região: Bulgária, República Checa, Polónia, Hungria, Roménia, Croácia, Eslovénia e Sérvia.

–– Semana das Culturas Brasileira e Portuguesa em Sófia ––
Paralelamente ao Colóquio Internacional sobre a Filologia Portuguesa, ocorrem na capital búlgara desde o dia 12 – até o dia 17 – as atividades da Semana das Culturas Brasileira e Portuguesa, da Universidade de São Clemente de Ohrid de Sófia.

Dentre elas, duas exposições: Tempo da Língua, a apresentar ao público búlgaro o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua; e Cenários Brasileiros, com fotografias cedidas pela Embaixada do Brasil em Sófia.

Há ainda a mostra fotográfica Armazém Humano: Legado Silencioso, de Catarina Leal, que tem lugar no Átrio da Biblioteca Municipal de Sófia, na Praça Slaveikov. A exposição de fotografias ocorre até o domingo, dia 18.

Clique aqui para mais informações sobre o Colóquio Internacional de Filologia Portuguesa na Universidade de São Clemente de Ohrid de Sófia, Bulgária.

Clique aqui para mais sobre a programação da Semana das Culturas Brasileira e Portuguesa, em Sófia, no sítio do Café Lusófono – de Estudos de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas na Bulgária.

.
• Universidade de São Clemente de Ohrid (Sveti Kliment Ohridski) de Sófia
Bulevar Tsar Osbovoditel, 15 – Oborishte
Sófia, Bulgária

.
–– Extraído do sítio da Universidade de Évora (Portugal), da Associação Internacional de Lusitanistas e do Café Lusófono – de Estudos de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas na Bulgária ––

Uma resposta to “Bulgária: Semana Cultural e Colóquio de Filologia Portuguesa na Universidade de Sófia”

  1. Já está disponível “A Origem da Língua Portuguesa” em

    http://pesquisa.fnac.pt/ia428306/ALMEIDA-FERNANDO-RODRIGUES-DE

    Veja também o book trailer em

    Não se pode falar da origem das línguas ibéricas sem conhecer este trabalho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: