Articles

Centro de Análise Estratégica da CPLP com novo diretor

In O Mundo de Língua Portuguesa on 10 de Novembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do Ministério da Defesa Nacional (Moçambique)
9 de novembro de 2012

Francisco Carlos Duarte Azevedo (terceiro a partir da esq.) tomou posse como diretor do Centro de Análise Estratégica da CPLP na sede do órgão em Maputo.
 

O ministro da Defesa Nacional da República de Moçambique, engº. Filipe Nyusi, empossou, no passado dia 12 de outubro corrente, Francisco Carlos Duarte Azevedo para o cargo de diretor do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP).

Francisco Carlos Duarte Azevedo, de nacionalidade portuguesa, assumirá o cargo em substituição do brigadeiro Domingos Salazar Manuel, membro das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, que ocupava o cargo desde a criação do CAE/CPLP, em maio de 2002.

O CAE, com sede em Maputo, foi consagrado como órgão de cooperação no domínio da defesa da CPLP e visa a pesquisa, o estudo e difusão de conhecimentos estratégicos, consciencialização coletiva com interesses para os objetivos da Comunidade.

No ato de tomada de posse, Filipe Nyusi regozijou-se pelo apoio prestado pelos Estados-membros da CPLP na materialização dos desígnios do CAE/CPLP que, concorrem para a paz, a segurança e a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento dos países-membros e ao bem-estar dos povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro Filipe Nyusi empossou Francisco Carlos Duarte Azevedo como diretor do CAE/CPLP.

 

O ministro da Defesa Nacional de Moçambique, eng.º Filipe Nyusi, recordou ainda da celebração do 16°. aniversário da CPLP assinalado a 17 de julho último, tendo a presidência sido assumida por Moçambique após a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que teve lugar em Maputo.

“Portanto”, disse ele, “constitui um momento ímpar e o abrir de uma nova página no âmbito dos desafios que a dinâmica da evolução da situação política, socioeconómica e do contexto estratégico do mundo em que vivemos impõe ao nosso Centro de Análise Estratégica da CPLP.” Daí que julgou legítimo esperar que o refrescamento de direção não só confira maior dinamismo ao Centro, mas também melhor articulação com os Núcleos Nacionais, importantes estruturas de sustentabilidade do CAE/CPLP.

Para ele, o CAE deve conquistar o mérito próprio e de forma crescente fortalecer a componente de defesa da CPLP, ajudando na correta interpretação dos fenómenos políticos e de segurança, bem como os novos desafios, quer em forma de riscos ou ameaças à segurança e estabilidade das nações.

Garantiu que Moçambique tudo fará para direcionar os esforços que todos os países desenvolvem para garantir maior tranquilidade e um convívio são das populações dos países-membros.

Finalmente reiterou a expectativa de que “a nova direção vai galvanizar o CAE para outros patamares” e que “se tornará também um espaço de investigação académica, politica, económica, cultural e militarmente estratégico, onde os desafios da atualidade serão analisados e processada toda informação para a sustentação da paz e da democracia nos nossos países em particular e no mundo em geral”.

Participaram na cerimónia representantes diplomáticos civis e militares dos países da CPLP residentes em Moçambique.

.
Empossado novo diretor do Centro de Análise Estratégica da CPLP.
Extraído do sítio do Ministério da Defesa Nacional (Moçambique).
Publicado em: 09 nov. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: