Articles

Coimbra – ponto de encontro da Lusofonia – Luís Parreirão

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Novembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Ventos da Lusofonia traz a opinião do jurista e ex-secretário de Estado de Portugal Luís Parreirão. O tema é a importância da cidade de Coimbra para tornar-se um polo da Lusofonia para o futuro. A cidade – famosa por abrigar uma das mais antigas e conceituadas Universidades do Ocidente – pode tornar-se ponto de encontro do mundo lusófono e “Casa Comum dos Lusofalantes”.

Para Luís Parreirão, “Coimbra foi tradicionalmente uma cidade cosmopolita e capaz de compreender antes dos outros as novas realidades mundiais. O desafio continua a ser o mesmo – o de andar mais depressa que os outros! O que está hoje em causa, para o que aqui interessa, é como vamos afirmar as várias dimensões do espaço lusófono no mundo global.”

A opinião de Luís Parreirão sobre o papel de Coimbra no espaço lusófono foi publicada em sua coluna Fio de Prumo, do diário As Beiras, de Coimbra, na edição de 29 de outubro de 2012.

*              *              *

–– Coimbra – Ponto de encontro da Lusofonia ––

Luís Parreirão
Do diário As Beiras – Coimbra (Portugal)
29 de outubro de 2012

Coimbra pode ser ponto de encontro do mundo lusófono
e “Casa Comum dos Lusofalantes”.

 

Acredito que os países, as cidades, cada um de nós, se motiva e se empenha com maior determinação e maior sucesso se o fizer em torno de projetos ambiciosos e motivadores.

Foi assim em Portugal com o Euro 2004 [o Campeonato Europeu de Futebol] e, mais recentemente, em Guimarães, com a Capital Europeia da Cultura.

Talvez Coimbra possa encontrar na Lusofonia o seu projeto mobilizador, projeto que sintetizei no título desta crónica: “Coimbra – Ponto de encontro da Lusofonia”.

A realidade da Lusofonia e da sua integração está cada vez mais presente no nosso quotidiano. Seja porque muitos portugueses vão trabalhar e viver noutros países lusófonos, seja porque muitos jovens não portugueses optam por estudar em Portugal, seja ainda porque cada vez mais há investimentos cruzados entre empresas e empresários dos diversos países lusófonos.

A relevância desta realidade compreende-se melhor se dela tivermos uma breve abordagem quantitativa. Afinal do que é que estamos a falar quando nos referimos ao espaço da Lusofonia e aos lusofalantes?
• 8 países
• 15.460 km de linha de costa
• 300.000.000 de habitantes
• 2.853.000.000.000 USD [ou 2.224.388.000.000 euros] de Produto Interno Bruto

É esta realidade que Coimbra, com a sua Universidade, a sua excelência em serviços de saúde, a sua inovação na incubação empresarial, pode converter no seu projeto mobilizador de cidade para o século XXI.

Projeto mobilizador que, preservando as dimensões fundadoras da Língua e da matriz cultural comuns, só será verdadeiramente mobilizador se integrar as dimensões económica e empresarial relevantes e se dele resultarem vantagens efetivas para todos.

Coimbra foi tradicionalmente uma cidade cosmopolita e capaz de compreender antes dos outros as novas realidades mundiais. O desafio continua a ser o mesmo – o de andar mais depressa que os outros! O que está hoje em causa, para o que aqui interessa, é como vamos afirmar as várias dimensões do espaço lusófono no mundo global.

Certamente que só o conseguiremos fazer com vantagem se o fizermos juntos, sabendo onde nos podemos encontrar e onde podemos ter a nossa “casa comum”.

Coimbra pode e deve ser essa “Casa Comum dos Lusofalantes”. Não encontro outra cidade, no espaço lusófono, que tenha esta mesma capacidade.

.
PARREIRÃO, Luís. Coimbra – Ponto de encontro da Lusofonia.
Extraído do jornal As Beiras – coluna Fio de Prumo
Coimbra, Portugal.
Publicado em: 29 out. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: