Articles

Angola: a Língua Portuguesa próxima do aluno

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade on 1 de Novembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do Jornal de Angola (Luanda, Angola)
28 de outubro de 2012

A preocupação em dar mais qualidade ao ensino da Língua Portuguesa nas escolas é assunto de livro lançado recentemente em Angola.
 

Um novo livro sobre o ensino da Língua Portuguesa em Angola, da autoria do docente Muamba Garcia Neto, foi colocado no mercado livreiro na sexta-feira [dia 26 de outubro], em cerimónia realizada em Luanda.

Intitulada Aproximação Linguística e Experiência Comunicacional, a obra é resultado da experiência de Muamba Garcia Neto como professor de português na Escola de Formação de Professores Garcia Neto, em Luanda.

O livro comporta 132 páginas e, segundo o seu autor, foi escrito com o objetivo de levar as pessoas a terem uma visão diferente sobre o ensino da Língua Portuguesa em Angola.

A “visão diferente” a que o autor se refere tem de partir, no seu entender, da realidade linguística angolana, uma vez que a Língua Portuguesa em Angola coabita com línguas locais.

“Nós ensinamos a Língua Portuguesa como se todos a tivéssemos como língua materna. A minha perspectiva é de que nós devemos ver que, além de alunos que têm o português como língua materna, também há outros que têm o português como segunda língua”, sublinhou o docente.

O professor Muamba Garcia Neto defendeu, no seu livro, uma nova metodologia de ensino, em que a Língua Portuguesa seria ensinada, em determinadas situações, como segunda língua.

O decano da Faculdade de Letras da Universidade Católica de Angola, António Costa, que fez a apresentação da obra, disse que o livro é uma contribuição valiosa, por clarificar o debate não só sobre o ensino da Língua Portuguesa como também sobre a interpretação e o estudo da realidade sociolinguística de Angola.

Para o ministro da Educação de Angola, Pinda Simão, é necessário conhecer bem a Língua Portuguesa para que sejam entendidos outros ramos do saber.

Em sua opinião, a problemática da realidade linguística no país estratifica-se cada vez mais e há muitas ambiguidades na sua interpretação, pelo facto de hoje a comunicação ser feita em Angola através de uma massa linguística híbrida, difusa e heterogénea.

“Resta-nos, por isso, continuar a aprofundar o debate que vai permitir alargar a visão crítica sobre aquilo que nos individualiza”, sublinhou o professor de português. O ministro da Educação, Pinda Simão, também interveio e disse que o livro traz subsídios fundamentais para que os professores melhorem os métodos de ensino da Língua Portuguesa.

.

Pinda Simão disse esperar que, com a obra lançada sexta-feira, as aulas de Língua Portuguesa sejam mais atraentes, competitivas e bem assimiladas pelos alunos.

Pelo facto de ser uma disciplina de base em todos os subsistemas de ensino, sobretudo nos primeiros anos de escolarização, o ministro da Educação, Pinda Simão, disse ser necessário que se conheça bem a Língua Portuguesa para que sejam entendidas da melhor forma outras ciências do saber.

–– Sobre o autor do livro ––
O autor do livro, o professor Muamba Garcia Neto, nasceu em Luanda a 7 de agosto de 1970 e é mestre em Língua e Cultura Portuguesa, na especialidade de Metodologia do Ensino do Português-Língua Estrangeira e Português Língua Segunda, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Muamba Garcia Neto é docente na Escola de Professores Garcia Neto e colaborador na Universidade Católica de Angola.

.
Língua Portuguesa próxima do aluno.
Extraído do Jornal de Angola – Luanda, Angola.
Publicado em: 28 out. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: