Articles

Bermudas: manifesta-se forte interesse pelas aulas de Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 31 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do jornal Bernews (Hamilton, Bermuda)
19 de outubro de 2012

As Ilhas Bermudas são um território britânico do Atlântico Norte onde há uma grande comunidade de origem portuguesa ali estabelecida desde o século XIX.
 

O Clube Português Vasco da Gama realizou uma reunião pública no início desta semana [do dia 19 de outubro] sobre a possibilidade de realizar aulas de Língua Portuguesa no Bermuda College, e atraiu um comparecimento forte, com muitos a falar em favor das aulas a serem oferecidas.

O encontro foi mediado pela drª. Duranda Greene, do Bermuda College, e pela presidenta do Clube Vasco da Gama, Andrea Moniz DeSouza, e compareceram mais de 60 pessoas, com outras 30 em chamada a dizer que estavam interessadas, mas que não conseguiram participar da reunião.

O Bermuda College, em Hamilton, pode futuramente ministrar aulas de Língua Portuguesa à população das Ilhas Bermudas.
 

A srª. Moniz DeSouza declarou: “Pessoas de todas as idades e raças e de todas as esferas da vida vieram a esta reunião. O consenso geral foi de que um programa desse tipo era muito necessário e que deveria ter sido implementado anos atrás.”

“Muitas pessoas reconheceram o importante domínio que os portugueses e a Cultura Portuguesa têm desempenhado na história das Bermudas e pensei que era natural para a ilha ter acesso à Lingua.”

Andrea Moniz DeSouza, sobre a influência da Língua e da cultura portuguesas em Bermuda: “Pensei que era natural para a ilha ter acesso à Lingua.”

“Também tivemos membros do Parlamento Jovem presentes, como o primeiro-ministro, o líder da oposição e o Ministro dos Assuntos Culturais, para notificarem a plateia de que o Parlamento Jovem tinha tomado um voto e que o voto tinha ido em favor não somente desta iniciativa, mas também de que o Português deva ser ensinado nas escolas. Cada um deles disse algumas palavras que foram seguidas por aplausos da plateia.”

“A decisão tomada na reunião foi de que havia claramente um interesse no programa e que os números para comprovar isso estavam lá, e que o Bermuda College, em colaboração com o Clube Vasco da Gama Clube, faria todo o possível para levar adiante esta iniciativa. Fiquei muito feliz com o comparecimento e extremamente encorajada.”

“Além disso, gostaria de deixar nota de que o Clube Vasco da Gama já realiza ações pós-escola para crianças e um programa às manhãs de sábado através da Escola Portuguesa de Bermuda para ensinar o português a todas as crianças de idades entre 6 e 12 anos. Qualquer pessoa que queira encontrar mais informações sobre o programa infantil, por favor, entre em contacto com o Clube Vasco da Gama”, concluiu a srª. Moniz DeSouza.

• Clube Português Vasco da Gama – Hamilton, Bermuda:
<vasco@logic.bm>.
.
(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.
Strong interest shown in Portuguese classes.
Extraído do jornal Bernews (Hamilton, Bermudas).
Publicado em: 19 out. 2012.

.
Leia também:
Bermudas: em busca de apoio aos cursos de Língua Portuguesa – 03 de outubro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: