Articles

Lançada plataforma digital para comunidades de emigrantes da Madeira

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 29 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Observatório da Língua Portuguesa
26 de outubro de 2012

O sítio digital Madeira no Mundo foi lançado para integrar através da Internet as comunidades de emigrantes madeirenses ao redor do mundo.
 

::: As comunidades de emigrantes madeirenses espalhadas pelo mundo passam a conta com uma plataforma digital que lhes permitirá obter informação atualizada sobre a Ilha da Madeira. :::

O sítio Madeira no Mundo foi apresentado publicamente no último dia 26 em uma conferência de imprensa no Funchal pela secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

“Esta plataforma Madeira no Mundo nasce da perceção que tive ao longo deste ano nos contactos com as diferentes comunidades madeirenses no mundo”, disse a secretária regional, destacando que utilizará a Língua Portuguesa “como sinal de união”. De acordo com ela, o sítio pretende, entre outros aspetos, “cativar os elementos mais jovens” da diáspora madeirense no estrangeiro.

Conceição Estudante salientou que esta ferramenta surge porque “há uma transformação na forma de comunicar”, constituindo a Internet “uma ligação e inter-relação entre a Madeira fisicamente no Atlântico e a espalhada pela diáspora no mundo”.

Conceição Estudante: portal usará a Língua Portuguesa “como sinal de união” entre a Madeira e suas comunidades emigrantes.

A responsável adiantou que o objetivo foi tornar a plataforma simultaneamente num “repositório de informação, por isso tem a componente de base de dados de quem é quem nas comunidades, a caracterização das comunidades no mundo, um repositório bastante alargado, com capacidade de ser renovada e enriquecida com participação de todos”.

“Sendo especialmente vocacionada para emigrantes e lusodescendentes, quisemos possibilitar a um cidadão que esteja na Austrália e queira saber quem são as pessoas na comunidade na Venezuela, como pode contactar os fazedores de opinião, quais as vias e formas de aceder a este tipo de informação, o que possibilita enormes oportunidades ao nível social, cultural, de negócios e de qualquer inter-relação”, exemplificou.

Conceição Estudante acrescentou que este será um espaço de partilha alimentado diariamente com “informação do que se passa na região, o que é uma outra forma de poder passar a atualidade e de as comunidades participarem na vida regional”.

O sítio Madeira no Mundo é gerenciado pelo Centro das Comunidades Madeirenses, vinculado à Secretaria de Cultura, Turismo e Transportes da Região Autónoma da Madeira.

.
Madeira no Mundo – portal de Internet das comunidades madeirenses no estrangeiro:
<http://ccm.gov-madeira.pt>

.
Lançada plataforma digital destinada às comunidades de emigrantes madeirenses.
Extraído do Observatório da Língua Portuguesa.
Publicado em: 26 out. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: