Articles

Negócios na 17ª. Feira Internacional de Macau

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 26 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do jornal Diário Económico (Portugal) e do sítio Macauhub (Macau, China)
22 de outubro de 2012

A Feira Internacional de Macau reuniu mais de mil expositores de 53 países e regiões, além de uma missão empresarial vinda de Portugal.
 

A 17.ª edição da Feira Internacional de Macau (MIF, sigla em inglês), realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, contou com a participação de 1.800 estandes e cerca de 4 mil empresários oriundos de 53 países e regiões. Contou, por exemplo, com a presença pela primeira vez de representantes do Madagáscar, de Chipre e da Jordânia.

A feira em Macau foi organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM). Foi visitada, ao longo dos quatro dias em que esteve patente ao público, por 103 mil pessoas, o que representa um aumento de 9% em relação à edição de 2011.

A MIF 2012 permitiu a assinatura de 88 acordos avaliados em mais de 5,5 mil milhões de patacas (ou 534,2 milhões de euros): um aumento de 10% em relação à edição de 2011, anunciou o IPIM.

De acordo com dados revelados pela diretora executiva do IPIM, Irene Lau Kuan Va, metade dos acordos foi assinada por empresas de Macau, seguindo-se por empresas da China Continental (38,1%) e de Hong Kong (5,3%). “Quem mais se beneficia destes acordos são os PMEs [pequenos e médios empreendimentos] de Macau”, declarou. Irene Lau Kuan Va acrescentou ainda que, do total de expositores locais, 80% deles eram formados por pequenas empresas.

A feira de negócios movimentou acordos no total de 534,2 milhões de euros, em sua maioria com pequenas e médias empresas de Macau.
 

Nos dois últimos meses de 2013, a Região Administrativa Especial de Macau abrigará a 4ª. Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, além do Fórum de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, confirmado para o início de novembro.

–– Missão com 50 empresas portuguesas para os mercados de Macau e da China ––
As empresas portuguesas estão a tentar cativar o Banco da China para financiar os seus projetos em território chinês, mas também em África e no Mercosul (Mercado Comum do Sul, o mais importante bloco económico sul-americano). A missão de 50 empresas que esteve em Macau, na Feira Internacional, pode vir a estrear este fundo de de 733,3 milhões de euros.

O fundo, que apoia projetos de investimento no âmbito da Lusofonia e das economias de Portugal e dos PALOPs, pertence ao Fórum de Cooperação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa – o Fórum de Macau –, mas a gestão está a cargo do Banco da China, o mais importante banco estatal da China. Houve contatos e reuniões informais entre responsáveis da instituição financeira, sediada em Pequim, e o secretário de Estado adjunto da Economia de Portugal, António Almeida Henriques, que integrou a missão empresarial portuguesa em Macau.

“Estamos nesta viagem para aprofundar o conhecimento do mercado macaense e chinês, reforçar a parceria com os atuais clientes e garantir uma maior distribuição dos nossos produtos angariando novos parceiros”, explicou Carlos Mota, presidente executivo do Grupo Montalva.

.
Clique aqui para visitar o sítio da 17.ª Feira Internacional de Macau, no portal do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).

.
–– Extraído do jornal Diário Económico (Portugal) e do sítio Macauhub (Macau, China) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: