Articles

Brasil: Seminário Internacional de Literatura Afro-Latina em Uberlândia

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 22 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)
20 de outubro de 2012

I Seminário Internacional de Literatura Afro-Latina (Siliafro) será realizado no câmpus da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, e tem por objetivo promover o debate em torno da reflexão sobre a produção, a crítica e a circulação das poéticas e da cultura dos povos de descendência africana nos países de línguas neolatinas, como os da Lusofonia.

A intenção é criar espaço para a interlocução entre pesquisadores, estudantes, acadêmicos, professores e escritores de diferentes áreas que tenham por objetivo a cultura literária produzida no âmbito dos povos da afro-latinidade e a abordagem das relações entre os povos da África e da América Latina.

O evento, promovido pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro de 2012 e contará com a participação de alguns dos maiores nomes da área no Brasil e no exterior em conferências, mesas-redondas e comunicações orais.

Entre os palestrantes do seminário estão o escritor angolano Ondjaki e os escritores de temática afro-brasileira Miriam Alves e Cuti. Também participam do evento a professora são-tomense Inocência da Mata, da Universidade de Coimbra; e o professor uruguaio Hugo Achugar. Além dos professores brasileiros Leda Martins e Eduardo de Assis Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais; Florentina Souza, da Universidade Federal da Bahia; e Iris Amancio, da Universidade Federal Fluminense.

O seminário é dividido em 16 eixos temáticos, como a literatura afro-brasileira, a literatura afro-americana, a história da África, as relações entre literatura e oralidade, a abordagem da literatura pós-colonial, as relações de alteridade, de etnia e de gênero, a interações da literatura com a sociologia, entre outros assuntos.

O evento, que será bienal, nasceu da parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Estadual da Bahia, além de contar com a importante participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mais informações sobre o seminário em Uberlândia, no correio eletrônico:
<siliafro@gmail.com>.

.
• Clique aqui para acessar o sítio oficial do I Seminário Internacional de Literatura Afro-Latina (Siliafro) – Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.
.
• Universidade Federal de Uberlândia
Av. João Naves de Ávila, 2121 – Câmpus Santa Mônica
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

.
–– Extraído do sítio da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: