Articles

Universidade de Coimbra: plataforma digital pioneira para a ciência da Lusofonia

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 21 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Cristina Pinto
Da Universidade de Coimbra (Portugal)
12 de outubro de 2012

A Universidade de Coimbra lançou um projeto inédito de uma plataforma digital
para promover a ciência e a investigação desenvolvidas no mundo lusófono.

 

Requalificar a ciência da Lusofonia, potenciando a transferência do saber global é um dos grandes objetivos da UC Digitalis, uma plataforma pioneira desenvolvida de raiz pela Universidade de Coimbra para o mundo.

.

O projeto, que acaba de ser lançado (<http://digitalis.uc.pt/>), resulta de mais de um ano de trabalho desenvolvido por uma equipa de 12 técnicos e especialistas, e engloba as plataformas UC Pombalina e UC Impactum, desenvolvidas por várias unidades da Universidade de Coimbra (respectivamente, a Imprensa da Universidade e o Serviço Integrado de Bibliotecas).

.

Através da UC Digitalis, a Universidade de Coimbra passa a promover e a atrair a investigação de ponta feita no espaço lusófono, projetando no mundo a ciência produzida no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – é o que afirmam os responsáveis do projeto, o vice-reitor para a Investigação da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e o diretor da Imprensa da Universidade, Delfim Leão.

O projeto UC Digitalis é comandado por Amílcar Falcão (à esq.) e Delfim Leão (à dir.), ambos da Universidade de Coimbra.
 

A plataforma agrega duas áreas principais: a UC Pombalina e a UC Impactum.

A UC Pombalina – assim designada em homenagem ao Marquês de Pombal, a quem se deve a decisão de criar a Imprensa da Universidade de Coimbra, em 1772 – é dedicada a livros eletrónicos e já conta com 1001 publicações em formato digital, tornando-o o maior acervo eletrónico de livros de uma universidade da Lusofonia. Assim, a Imprensa da Universidade de Coimbra prepara-se assim para celebrar os 240 anos de existência apostando em sua inserção na era digital.

Já a UC Impactum é uma plataforma digital destinada a publicações periódicas. A plataforma conta com um leque inicial de cerca de 500 artigos e é um projeto aberto à colaboração das melhores revistas de toda a Lusofonia.

.
PINTO, Cristina. UC Digitalis: plataforma pioneira para projetar a Ciência da Lusofonia no Mundo.
Extraído da Universidade de Coimbra (Portugal).
Publicado em: 12 out. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: