Articles

15º. Festival da Lusofonia de Macau e 4ª. Semana Cultural China-Lusofonia

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do Instituto de Assuntos Cívicos e Municipais (Macau, China)

Na ilha de Taipa, será realizado o 15º. Festival da Lusofonia de Macau.
 

A 15ª edição do Festival da Lusofonia de Macau ocorrerá nestes dias 19, 20 e 21, junto às Casas-Museu da Taipa. Já a 4ª. Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa está em curso entre os dias 12 e 18 deste mês. Ambos os eventos contam com a promoção do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM).

Como em anos anteriores, estarão representadas as comunidades lusófonas residentes em Macau, através de várias barraquinhas, com mostras de artesanato, música, fotografia, vídeos, trajes típicos, obras literárias e, claro, comes e bebes de cada país. A arte popular de Xinjiang, na China Continental, também estará presente, avança o IACM.

O Festival da Lusofonia de Macau realiza-se nas Casas-Museu da Taipa
entre 19 e 21 de outubro.

 

A tradicional Rádio Carmo, com músicas do mundo lusófono, não faltará à chamada e animará a festa. Jogos tradicionais portugueses, matraquilhos (futebol de mesa) e um simulador do Grande Prémio de Macau (da Fórmula 3) são outras das atividades que estarão disponíveis no recinto. Serão também realizados oficinas e um torneio de futebol das comunidades lusófonas.

Para a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa está agendada uma feira de artesanato na Praça da Amizade, de 12 a 18 de outubro, com artesãos da China Continental e dos países de língua portuguesa. A gastronomia também não faltará, com o restaurante Lvsitanos, junto às Ruínas da Catedral de São Paulo, a receber chefes de cozinha de Cabo Verde, Goa, Damão e Diu (na Índia), Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. A música chega, além da Taipa, ao Largo do Senado, de 13 a 16 de Outubro. Do Brasil e de Portugal chegaram duas exposições de artistas plásticos e, a 13 de outubro, houve uma parada com vários artistas, a partir das Ruínas de São Paulo com destino ao Leal Senado.

–– Breve histórico do Festival e da Semana Cultural ––

As históricas Casas-Museu da Taipa são o local de eventos do Festival e da Semana Cultural China-Lusofonia em Macau.

.
A primeira edição do Festival da Lusofonia teve lugar em 1998 – ainda na época da administração portuguesa. Na altura, o evento, organizado pela antiga Câmara Municipal das Ilhas (que então administrava a Ilha da Taipa), foi integrado no programa das atividades comemorativas do 10 de junho – o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Havia como principal objetivo homenagear as comunidades lúsofonas residentes em Macau, pelo seu contributo no desenvolvimento do território.

.

Em 2002 – três anos após a transferência de Macau para a China –, o evento passou a ser organizado pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais e pelos Serviços de Turismo de Macau.

Ao longo dos anos, o evento na promoção da cultura dos países e regiões de língua portuguesa tornou-se uma das grandes festividades anuais do calendário cultural e recreativo de Macau, contribuindo, assim, para a promoção do turismo local e internacional, bem como na animação urbana e espaços de recreio e lazer para a população macaense.

Também ocorrerá na Taipa a 4ª. Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa.

Tendo como objetivo a exponenciação dos recursos financeiros, humanos, logísticos e da programação cultural, artística e recreativa a proporcionar à população de Macau e turistas que visitam a região, em 2008, o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) aliou-se, pela primeira vez, à organização deste evento.

Passou-se então a realizar a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa e em simultâneo com o Festival da Lusofonia.

.
Desde então, esta festividade anual tem sido uma ocasião em que a música e a dança, a gastronomia, o artesanato, e outras vertentes culturais e recreativas reúnem participantes das culturas chinesa e lusófona.

Este acontecimento tornou-se uma oportunidade para os turistas e cidadãos conhecerem melhor a multiculturalidade e a harmonia entre os povos, existente na Região Administrativa Especial de Macau.

.
Clique para acessar a programação do 15º. Festival da Lusofonia de Macau e da 4ª. Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa.

.

–– Extraído do Instituto de Assuntos Cívicos e Municipais (Macau, China) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: