Articles

Eslovénia: Mês da Cultura Portuguesa em Liubliana

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 14 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Do jornal Delo (Liubliana, Eslovênia)
28 de setembro de 2012

O Museu da Cidade de Liubliana, capital da Eslovénia, abriga os eventos do Mês da Cultura Portuguesa.
 

Entre os dias 4 e 24 de outubro, diversas atrações culturais marcarão o Mês da Cultura Portuguesa na capital da Eslovénia. O centro dos eventos culturais é o Museu da Cidade de Liubliana.

O mês cultural é promovido pelas embaixadas do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde na Eslovénia e marcado por atrações diversas, que passam pela música, pela fotografia, pela literatura, pelos pratos da gastronomia e pelo cinema do mundo lusófono.

O museu esloveno apresenta ao mesmo tempo três exposições: uma sobre a presença portuguesa no mundo através da História; outra, com o trabalho do fotógrafo português Duarte Belo em expedição pela Amazônia brasileira; e, finalmente, a exposição itinerante da História do Fado.

O Mês da Cultura Portuguesa contou com as participações do professor e crítico literário Miguel Real, da guitarrista Marta Pereira da Costa, do cantor do “novo fado” Rodrigo da Costa Félix e da harpista Cristina Braga.
 

No dia de abertura do mês de eventos, houve uma palestra do professor da Universidade de Lisboa e crítico literário Miguel Real, sobre a obra de José Saramago – único escritor de Língua Portuguesa vencedor do Prêmio Nobel, em 1998. E também a apresentação de modernas peças de música erudita com a violinista brasileira Priscila Vargas, bem como de três mestres do fado: a guitarrista Marta Pereira da Costa, o cantor do “novo fado” Rodrigo da Costa Félix e o guitarrista e violista Pedro Pinhal.

No dia 10 de outubro, houve um concerto da harpista brasileira Cristina Braga e seu quinteto, com composições de bossa nova, samba e jazz.

No dia 19 de outubro, haverá no mesmo local uma exposição de desenho gráfico com uma seleção destacada de 30 profissionais, além de uma exposição de 18 filmes dos países lusófonos produzidos a partir da década de 1990.

.
• Museu da Cidade de Liubliana
Rua Gosposka, 15 – Palácio Auersperg (paralelo à margem esquerda do rio Ljulbjanica)
Liubliana, Eslovênia

.
–– Extraído do jornal Delo (Liubliana, Eslovênia). ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: