Articles

Semana da Cultura Indo-Portuguesa em Lisboa

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 10 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

A Semana da Cultura Indo-Portuguesa marcará a celebração
da multissecular cultura goesa em Lisboa.

 

Cinco séculos da rica herança da mescla das culturas portuguesa e indiana serão celebrados pela primeira vez em um festival em Lisboa: a Semana da Cultura Indo-Portuguesa. A música, a gastronomia, as artes e o cinema, bem como os negócios e o turismo: a mostra abordará sobre o passado rico e todo um futuro próspero e de amizade que só fortalecem as relações entre a Índia e a Lusofonia.

Confira, nas duas reportagens a seguir, um pouco da riqueza da cultura de Goa a ser mostrada durante esta semana na capital portuguesa.

*             *             *

–– Lisboa: Semana da Cultura Indo-Portuguesa em outubro ––

Do Diário Digital (Portugal)
26 de setembro de 2012

.

Lisboa recebe, de 11 a 14 de outubro, diversas atividades culturais inseridas na primeira edição, em Portugal, da Semana da Cultura Indo-Portuguesa, promovida pela Embaixada da Índia e pela Casa de Goa em Portugal.

Música, dança, fotografia e gastronomia goesas serão celebradas por toda a cidade de Lisboa, em locais como a Fundação Champalimaud, a Cinemateca Portuguesa, o Museu do Oriente e o Fórum Lisboa, entre outros.

.

Passados mais de 50 anos da saída dos portugueses da Índia, a cultura portuguesa continua presente em Goa. Tem vindo a crescer o número de estudantes de Língua Portuguesa, que faz hoje parte dos programas curriculares do ensino secundário e superior em mais de 30 instituições.

Após o sucesso que, desde 2008, esta iniciativa tem tido em Goa, na Índia, oferece-se agora ao público português de Portugal uma mostra alargada da cultura e tradições goesas, reconhecendo que a melhor forma de preservar a herança cultural portuguesa em Goa é a de um melhor conhecimento mútuo e maior estreitamento dos laços de amizade entre as duas sociedades.

Esta iniciativa é promovida por um grupo destacado de membros da sociedade civil goesa e com apoio de um conjunto alargado de instituições públicas e privadas portuguesas e indianas. Entre estas, contam-se a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Champalimaud, a Fundação Oriente, a Cinemateca Portuguesa, a Casa de Goa, a Comunidade Hindu de Portugal, a Sociedade Fomento, o Hotel Cidade de Goa e a Embaixada da Índia em Lisboa.

.
Lisboa: Semana da Cultura Indo-Portuguesa em outubro.
Do Diário Digital (Portugal)
Publicado em: 26 set. 2012.

*             *             *

A comissão da Semana da Cultura Indo-Portuguesa de 2011, em Goa. Da esq. para a dir.: José Elmano Coelho Pereira, vice-presidente da comissão; António Sabido Costa, cônsul-geral de Portugal em Goa; e Anil Counto, presidente da comissão.
 

–– Lisboa pronta a acolher as facetas da cultura de Goa em outubro ––

Do jornal The Times of India
30 de agosto de 2012

.
Panaji (Panjim) – Um contingente de 25 artistas e chefes de cozinha goeses vão deliciar os “aficionados” portugueses da cultura goesa na quarta edição da Semana da Cultura Indo-Portuguesa – Goa, programada para ocorrer em Lisboa, Portugal, de 9 a 15 de outubro.

A semana de eventos indo-portugueses promete ser uma mistura de arte, música, gastronomia e cinema combinada com negócios.

O evento será também uma oportunidade para os empreendedores de Goa fecharem parcerias com empresários portugueses nas áreas de investimento e para encontrarem roteiros para investir em outros países de Língua Portuguesa, como o Brasil, Angola, Moçambique, etc.

A fadista indiana Sonia Shirsat
estará em Lisboa.

A fadista goesa Sonia Shirsat, o cantor clássico Pravin Gaonkar, o artista popular Kanta Gaude e sua trupe de dança vão se apresentar em um concerto no Fórum Lisboa.

As exibições do filme goês O Maria (Ó Maria), dirigido por Rajendra Talak, e de filmes premiados como Paltadacho Munis (O Homem Além da Ponte), de Laxmikant Shetgaonkar, e Jaagor (O Despertar) de Sangram Singh Gaikwad [todos os filmes em língua concani], serão realizadas no Museu do Oriente e na Cinemateca Portuguesa. As exibições serão seguidas de um debate.

Uma interação também foi programada na Cinemateca, onde cineastas de Portugal e de Goa irão interagir entre si.

Uma exposição de fotos dos fotógrafos goeses Pantaleão Fernandes, Assavri Kulkarni e Sanjeev Sardessai será organizada na Fundação Champalimaud, durante uma noite de coquetéis. O embaixador da Índia em Portugal, Brij Tyagi, será o anfitrião da noite da exposição.

.

Um dos principais destaques da semana será o bufete de cozinha goesa e portuguesa a ser montado por célebres chefes de cozinha famosos de Goa em um hotel estrelado.

Cenas dos filmes goeses O Maria e Jaagor, que serão exibidos na Semana Cultural.
 

Serão realizadas em Lisboa sessões de trabalho em redes sociais e reuniões de negócios para incentivar os empresários a explorar as oportunidades de negócios nos dois países.

O comité da Semana da Cultura Indo-Portuguesa – Goa organizou uma interação focada em negócios onde empreendedores goeses e portugueses podem partilhar pontos de vista dos setores e impulsionar as relações comerciais.

Durante uma conferência de imprensa, Anil Counto, presidente da comissão executiva da Semana da Cultura Indo-Portuguesa – Goa, disse que “Índia e Portugal, ambas as regiões, estão imersas em rica herança e cultura. A Semana da Cultura Indo-Portuguesa – Goa comemora as diversas culturas; a Língua, a arquitetura, a arte, a literatura, a música e outros elementos. Goa assimilou a essência de ambas as regiões, onde as pessoas convivem com harmonia e alegria.”

António Sabido Costa, cônsul-geral de Portugal em Goa e promotor do comité, acrescentou: “Durante todo o evento, esperamos oferecer uma apresentação diversificada de algumas das mais inovadoras e contemporâneas formas de arte e criadores, e cada qual está enraizado na cultura tradicional.”  :::

(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.
Lisbon to host facets of Goan culture in October.
Do jornal The Times of India – Panaji (Panjim), Goa, Índia.
Publicado em: 30 ago. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: