Articles

Novos membros da Academia Galega da Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 5 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

da Academia Galega da Língua Portuguesa
Santiago de Compostela, Galiza, Espanha
3 de outubro de 2012

Os novos membros correspondentes da instituição galega recebem a Medalha da Academia Galega da Língua Portuguesa.
 

Neste dia 5 de outubro, no Auditório Municipal de Ourense, tomaram posse oito novos acadêmicos correspondentes da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP).

Os novos acadêmicos são os professores brasileiros Evanildo Bechara e Evandro Vieira Ouriques, o professor australiano Chrys Chrystello, os professores portugueses Adriano Moreira, João Malaca Casteleiro, Carlos Reis e Eugênio Anacoreta Correia, e a professora galega Maria Dovigo.

A cerimónia teve um marcado caráter simbólico com a imposição da Medalha da Academia e diploma aos novos membros da instituição galega, que tomaram posse com uma intervenção em presença do pleno dos académicos e diversas personalidades do mundo acadêmico e da cultura da Galiza.

Os professores Evanildo Bechara e João Malaca Casteleiro estão entre os novos membros da AGLP.

Inicialmente, os novos correspondentes da AGLP foram recebidos pela presidente do Concelho de Ourense, Margarita Martín Rodríguez, em um encontro privado em que se fizeram patentes as intensas relações históricas, culturais e linguísticas entre os territórios e países representados.

O professor Evanildo Bechara, um dos mais importantes gramáticos e lexicógrafos da Língua nascida na velha Gallaecia, proferiu o discurso de aceitação em nome de todos os novos correspondentes da AGLP.

.

Na mesma cerimônia, o dr. José Luís Fontenla Rodrigues, recebeu distinção de Acadêmico de Mérito pela sua longa e intensa trajetória de defesa da Galiza e da Língua comum.


A Academia Galega da Língua Portuguesa é uma instituição científica e cultural da Galiza e conta com 30 membros. Realizou a sua sessão constituinte em 6 de outubro de 2008 em Santiago de Compostela. O seu presidente é o professor José-Martinho Montero Santalha, catedrático da Universidade de Vigo. Mantém protocolos de colaboração com mais de 20 instituições portuguesas, brasileiras e angolanas, salientando as relações com a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras.

.

–– Extraído do sítio da Academia Galega da Língua Portuguesa. ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: