Articles

Bermudas: em busca de apoio aos cursos de Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 4 de Outubro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Jessie Moniz
Do jornal The Royal Gazette (Bermuda)
3 de outubro de 2012

As Ilhas Bermudas são um território britânico do Atlântico Norte onde há uma grande comunidade de origem portuguesa ali estabelecida desde o século XIX.
 

Um cidadão de origem portuguesa entrou em uma venda local [das Ilhas Bermudas] e tentou manifestar uma preocupação sobre uma peça de equipamento.

Ele foi recebido, com suspiros profundos e impacientes, pela representante do serviço ao cliente, que deixou claro que ela não podia entendê-lo.

Outra funcionária que testemunhava o evento virou-se para um cliente e declarou: “Odeio servir este tipo de gente.” Ela falou bem em seu microfone e suas palavras foram transmitidas a toda a fila de clientes à espera, incluindo o que falava em português.

O incidente foi registado no Facebook, com o nome da empresa. Os leitores ficaram indignados. Isso podia ter sido evitado se a empresa tivesse no local um funcionário que falasse português (e, talvez, também com formação básica sobre serviços ao cliente).

Apesar do número de portugueses na ilha, muitas empresas não têm uma pessoa em sua equipa que fale a Língua.

O Clube Vasco da Gama de Cultura Portuguesa está agora a defender o Bermuda College para que comece a oferecer cursos de línguas para aumentar aqui [na Bermuda] o conjunto de falantes de português.

Eles estão pedindo a quem gostaria de assistir às aulas oferecidas para que participem de uma reunião no clube perto do final deste mês.

“Tivemos uma funcionária do governo que veio de Portugal e que visitou-nos em julho”, disse a presidenta do Clube Vasco, Andrea Moniz-DeSouza. “Era a drª. Maria da Graça Castanho, diretora regional das Comunidades para os Açores. Ela achou que era um pouco estranho que os descendentes de portugueses tenham estado aqui por tanto tempo e que a Língua não seja ensinada na escola.”

Andrea Moniz-DeSouza, do Clube Vasco da Gama, de Bermuda: iniciativa junto à comunidade portuguesa para criar um curso de Língua Portuguesa no Bermuda College.

Um grupo visitou o Bermuda College e sugeriu a Irving Berkowitz, vice-presidente de Assuntos Académicos, que pode ser oferecido um curso de português.

Ele estava interessado, mas disse que o Clube Vasco da Gama teria primeiro de demonstrar o interesse da comunidade.

“Tivemos alguns de nossos membros interessados em aprender o português”, disse a sra. Moniz-DeSouza. “Em muitas famílias, a Língua não foi passada adiante. Além disso, temos alguns membros que não são portugueses e que gostariam de aprender, talvez por seu cônjuge ou membro da família ser português.”

O clube, localizado na Reid Street [em Hamilton, capital de Bermuda], vai realizar uma reunião em 17 de outubro às 20 horas, em que todos serão incentivados a sair para mostrar seu apoio a um programa de Língua Portuguesa no Bermuda College. A reunião será realizada em língua inglesa. Não é exigido compreensão prévia da Língua Portuguesa para assistir ao evento.

“Queremos mostrar que existe um grande interesse na comunidade”, disse a sra. Moniz-DeSouza. “Ao mesmo tempo, seria um grande lance para ter a Língua e a cultura reconhecidas no Bermuda College. Não é apenas um benefício social; pode ser uma boa habilidade a ter em seu currículo.”

A sra. Moniz-DeSouza, uma advogada, é frequentemente enviada em viagens de negócios ao Brasil por suas habilidades na Língua Portuguesa.

“É definitivamente uma habilidade comercial”, disse ela. “Em se tratando de negócios, é um lance inteligente ter alguém na equipa que fala português. A economia brasileira está a crescer e muitas empresas estão a mudar-se para lá.”  :::

• Para mais informações, escreva ao correio eletrónico do Clube Vasco da Gama, de Bermuda: <vasco@logic.bm>.

(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.
Support sought for Portuguese language courses.
Extraído do jornal The Royal Gazette (Bermudas).
Publicado em: 03 out. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: