Articles

Cabo Verde: Ciclo de Conferências da Língua Portuguesa no Mindelo

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade on 22 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do Observatório da Língua Portuguesa
17 de setembro de 2012

O 2°. Ciclo de Conferências da Língua Portuguesa teve lugar no espaço da Universidade de Cabo Verde no Mindelo, no prédio do Liceu Velho de São Vicente.
 

O 2º. Ciclo de Conferências da Língua Portuguesa, ocorrido em 17 deste mês na cidade do Mindelo, foi uma iniciativa da Universidade de Cabo Verde e do Observatório da Língua Portuguesa, que teve por tema A Internacionalização da Língua Portuguesa, e que se enquadra na programação do Ano da “Língua de Camões”.

.

A Universidade de Cabo Verde, de acordo com o seu reitor, Paulino Fortes, ao declarar 2012 como o Ano da Língua Portuguesa, quis chamar a atenção para o problema da Língua como Língua de Educação, de Comunicação e de Afeto.

.

“Língua de morabeza e de ciência, Língua de rigor e de investigação”, disse Paulino Fortes. E acrescentou: “Esperamos a maior adesão de todos a este propósito, para que possamos, nós cabo-verdianos, ao falar a nossa língua cabo-verdiana, não estejamos a esconder a incapacidade de falar a Língua Portuguesa e não estejamos a esconder a incapacidade de falar com um rigor científico que a nossa Língua, ainda – dizem os especialistas e nós todos – ainda não consegue traduzir.”

–– “Língua de idênticos sentimentos e afetos” ––

Da esq. para a dir.: o escritor e professor Manuel Brito-Semedo; o reitor Paulino Fortes;
e Eugénio Anacoreta Correia.

.
O presidente do Observatório da Língua Portuguesa, Eugénio Anacoreta Correia, declarou que a internacionalização da Língua Portugesa deve ser feita baseada em uma relação de proximidade, e sublinhou a importância do Mindelo nesse esforço, como origem da afirmação da identidade cultural cabo-verdiana.

“Com o espírito e o compromisso de quem acredita que só a convergência de vontades pode reforçar e dar pleno sentido ao trabalho em prol desta nossa Língua que nos faculta podermos manifestar com as mesmas palavras e expressões idênticos sentimentos e afetos”, disse Anacoreta Correia.

.

–– Representação do Observatório da Língua Portuguesa no Mindelo ––
No mesmo dia, foi formalmente anunciada a criação da representação do Observatório da Língua Portuguesa no Mindelo. Será em breve inaugurada a sede cabo-verdiana do Observatório da Língua Portuguesa na Cidade da Praia.

O 2º. Ciclo de Conferências ocorreu em sequência ao ciclo sediado na Universidade de Cabo Verde, na Cidade da Praia, no dia 4 de maio, nas comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Lusofonia.

Houve na mesma universidade no Mindelo, nos dias 18 e 19 de setembro, a Ação de Formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação em que foram abordados os temas: “As Tecnologias Interativas na Transformação do Ensino, Aprendizagens” e “As Tecnologias Interativas no Desenvolvimento Profissional e nas Dinâmicas de Reuniões”.

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o Ciclo de Conferências no Mindelo, da Televisão de Cabo Verde (TCV), disponível no sítio do Observatório da Língua Portuguesa.

.
–– Extraído do Observatório da Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: