Articles

China: Foshan de portas abertas à Lusofonia empresarial

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 19 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Dos jornais Ponto Final e Hoje Macau
Macau, China
6 de setembro de 2012

Templo dos Ancestrais, na cidade de Foshan, China: cidade com relações comerciais de longa data
entre a China e os países de língua portuguesa.

 

A relação entre a cidade de Foshan [cidade vizinha a Cantão] e os países de língua portuguesa tem história, diz Rita Santos. “Há muitos anos atrás, um português exportava as porcelanas de Foshan para Portugal. Há uma relação íntima entre os países de língua portuguesa e a China”, explicava ontem [dia 5 de setembro] a secretária-geral adjunta do Fórum de Macau, durante o Encontro para a Cooperação e Intercâmbio entre as Câmaras de Comércio de Foshan, Macau e os Países de Língua Portuguesa.

Echo Chan, do IPIM: 339 empresas de Macau investem em Foshan.

 

O evento contou com os participantes do colóquio organizado desde ontem [5 de setembro] pelo Fórum e pela Universidade da Cidade de Macau. Em destaque, estiveram as potencialidades de Foshan, enfatizadas pelo vice-presidente da Federação de Comércio e Indústria local, De Li, que nomeou as joint-ventures [os coempreendimentos] como uma “excelente” forma de estabelecer parcerias.

O interesse pela cidade chinesa da província de Guangdong também foi referido pela representante do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM). Echo Chan informou que 399 empresas de Macau têm investimentos em Foshan, que correspondem a 1,653 mil milhões de dólares norte-americanos [ou 1,3 mil milhões de euros].

As principais áreas em que o território marca presença são variadas: indústria têxtil, vestuário, ferragens, eletrodomésticos, cerâmica, matérias de construção, produtos químicos e plásticos, imobiliário, restauração, turismo e serviços comerciais.

É a partir daqui que se materializa uma relação económica, que também se faz no sentido inverso e que, segundo Echo Chan, congrega 67,7 milhões de dólares norte-americanos [53 milhões de euros] em transações.

Mapa da região da Riviera das Pérolas, com localização de Foshan: proximidade com Macau
e Hong Kong e contatos comerciais com a Lusofonia.

 

Encontro para a Cooperação e Intercâmbio entre as Câmaras de Comércio de Foshan, Macau e os Países de Língua Portuguesa: evento sediado na Universidade da Cidade de Macau.
 

–– Curso universitário do Fórum de Macau ––
São muitos os representantes de empresas dos países de língua portuguesa que estão no território para participar em mais uma formação do Fórum de Macau focada na economia. O Colóquio de Capacitação das Pequenas e Médias Empresas (PME) é o quinto deste ano, mas o primeiro organizado pela Universidade da Cidade de Macau.

Os currículos ensinados, com disciplinas que versam as tendências económicas, as características de uma PME ou o papel de Macau como ligação entre a Lusofonia e a China, pretendem “enfatizar a combinação entre a teoria e a prática”, onde os formandos “têm oportunidade de debater com empresas e autoridades locais”, como explica o reitor da Universidade da Cidade de Macau (UCM), Yan Zexian.

Rita Santos, secretária-geral adjunta do Fórum de Macau, explicou que a UCM foi escolhida porque “apresentou as propostas com um preço razoável e um programa de curso que mais se coaduna com a designação e necessidades dos países”.

Contactado pelo Hoje Macau, Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau, revelou que se candidataram à organização deste colóquio, mas não ganharam. “Há mais dois ou três cursos que vêm aí, em que nos candidatámos e vamos organizar. Continuamos a colaborar.”

.
–– Extraído dos jornais Ponto Final e Hoje Macau (Macau, China) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: