Articles

Brasil: Circuito Cultural Lusófono em Cuiabá

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 18 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Da Secretaria de Estado da Cultura de Mato Grosso – Cuiabá, Brasil
17 de setembro de 2012


Chega em Cuiabá, nesta terça-feira (18), o Circuito Cultural Lusófono (CCL), um programa permanente de intercâmbio que envolve os oito países de Língua Portuguesa no mundo e as suas diásporas. A programação é composta por música, teatro, oficina de percussão e projeção de filmes dos países de língua portuguesa. Estão presentes, nessa edição, Cabo Verde, Guiné Bissau, Portugal e Brasil.

O Circuito Cultural Lusófono ocorre em Cuiabá, entre os dias 18 e 20 deste mês.
 

A ideia é reforçar o envolvimento da cidade neste programa de forma regular e continuada a partir de agora, conforme os organizadores da organização não governamental (ONG) portuguesa Etnia, que tem a colaboração no Brasil do Instituto Cultural Lusófono e, em Mato Grosso, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Mato Grosso, além do apoio da Dracma Móveis e Ótica Plena Visão.

O CCL, conforme explicam os organizadores, é um programa concebido em torno de três eixos distintos, mas complementares: 1) microações regulares de intercâmbio e cooperação; 2) Festival “Na Ponta da Língua: Artes dos Povos que Falam Português”; e 3) Casas da Lusofonia.

Em Mato Grosso, será desenvolvido neste momento o primeiro eixo, que consiste em ações desenvolvidas de forma flexível, com envolvimento ativo de agentes culturais locais e adaptadas às realidades e disponibilidades de cada lugar em que decorram, no número mais amplo possível de cidades e regiões.

–– Artes visuais, música, cinema e teatro ––
A primeira atividade do CCL acontece no auditório do Palácio da Instrução, às 14 horas: o bate-papo “Conexões e prospecções das artes visuais brasileiras” com o jornalista e artista visual Jurandy Valença, do Mapa das Artes São Paulo. Às 20 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, acontece a solenidade de abertura oficial com apresentação da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso e de Manuel de Candinho (Cabo Verde), sob direção artística de Murilo Alves.

Nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório do Pavilhão das Artes de Cuiabá, das 15 às 17 horas, é a vez do Ciclo de Cinema dos Países de Língua Portuguesa. Ainda no dia 19, no Centro de Eventos do Pantanal, às 20 horas, acontece apresentação musical com Amauri Lobo; seguido do Concerto Musical de Cabo Verde, com Assol Garcia, Manuel de Candinho e Caco Alves.

No dia 20, no Cine Teatro Cuiabá, às 20 horas, acontece a apresentação da peça teatral O Incorruptível, com Gil Filipe, de Lisboa. Vale ressaltar que toda a programação é gratuita.

.
–– Extraído da Secretaria de Estado da Cultura de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil). ––

Uma resposta to “Brasil: Circuito Cultural Lusófono em Cuiabá”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: