Articles

França quer acabar com o Ensino do Português nas universidades?

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 14 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do sítio Nós Cá Fora.be (Bruxelas, Bélgica)
6 de setembro de 2012

A ministra Geneviève Fioraso criticou o ensino da Língua Portuguesa nas universidades francesas.
 

A presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, disse desconhecer qualquer intenção das autoridades francesas de reduzirem a aposta no Ensino de Português nas universidades, sublinhando que o interesse pela Língua está a crescer.

“Temos vindo a assinar parcerias com França e tem-nos sempre sido referida a importância da Língua Portuguesa numa perspetiva de uma das grandes línguas globais”, disse Ana Paula Laborinho.

A presidente do Instituto Camões falava à Agência Lusa a propósito de declarações da ministra do Ensino Superior e da Investigação de França, Geneviève Fioraso, que, em uma entrevista recente, questionou a utilidade do Ensino de Português nas universidades francesas.

“Podemos questionar-nos se ter português em todas as universidades é indispensável. Adoro o português, mas ter uma disciplina rara em todas as universidades se calhar não é útil”, disse a ministra ao jornal Mediapart.

Ana Paula Laborinho escusou-se a comentar as declarações da ministra, adiantando que haverá “certamente ocasião de debater [o assunto] com as autoridades francesas”.

“Para já, nada nos chega oficialmente que confirme o que foi produzido no contexto de uma entrevista que precisamos de analisar com detalhe em termos oficiais”, acrescentou.

Ana Paula Laborinho, do Camões, declarou desconhecer qualquer intenção oficial
da França de coibir o ensino da Língua Portuguesa nas universidades.

 

A posição da ministra francesa está a indignar a comunidade portuguesa, que vê nestas declarações, feitas no contexto de cortes no ensino superior, um plano para reduzir a disponibilidade de aulas de português em França.

Idelette Muzart-Fonseca dos Santos, diretora do Centro de Estudos sobre o Mundo Lusófono, da Universidade de Paris Oeste Nanterre-La Défense, citada pelo semanário Lusojornal, contestou a posição da ministra, sublinhando a importância do Ensino de Português em França.

“Este ensino é realmente indispensável, uma vez que cada vez mais empresas, mas também centros de investigação e as mais diversas profissões, procuram especialistas capazes de trabalhar com o Brasil, com Angola ou outros países lusófonos”, disse a professora.

José Manuel da Costa Esteves, responsável pela Cátedra Lindley Cintra, da mesma universidade, também citado pelo semanário Lusojornal, classificou como graves as declarações da ministra, adiantando que Geneviève Fioraso “atacou o português sem saber como é que ele é ensinado”.

“Esquecem o que devem à comunidade portuguesa, a importância da nossa Língua com os países lusófonos emergentes e que temos mais falantes do que o francês”, disse José Manuel Esteves.

Para o deputado social-democrata Carlos Gonçalves, “os indícios que as declarações da ministra deixam em relação ao futuro do Ensino do Português em França são pouco positivos”.

“São declarações lamentáveis quando se dá o exemplo de uma Língua associada a um espaço cultural vasto, com cada vez mais intervenção mundial, terceira língua europeia, num país onde vivem para cima de um milhão de pessoas de expressão portuguesa”, disse Carlos Gonçalves.

O deputado, que reside em França e preside ao grupo de amizade parlamentar entre os dois países, acredita que as declarações da ministra não traduzem a vontade do governo no seu todo, nem do Presidente da República Francesa.

Portugal tem em França sete leitores, quatro cátedras e três Centros de Língua.

Cerca de 40 universidades oferecem ensino de português, 16 têm licenciaturas, 14 têm mestrado e 13 têm doutoramento.

.

França quer acabar com Português na universidade?
Extraído do sítio Nós Cá Fora.be – portal da comunidade portuguesa da Bélgica.
Bruxelas, Bélgica.
Publicado em: 6 set. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: