Articles

Colóquio Macau-Lusofonia para Pequenas e Médias Empresas: em nome dos negócios

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 13 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Pedro Galinha, do jornal Ponto Final
Macau, China
6 de setembro de 2012

Macau sediou o Colóquio de Capacitação das Pequenas e Médias Empresas para os Países de Língua Portuguesa,
entre os dias 5 e 7 de setembro.

 

Vinte e oito agentes económicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal vieram a Macau para assistir a um colóquio do Centro de Formação do Fórum de Macau. Mas em vez da teoria, querem reunir contactos e explorar oportunidades de negócio.

Pedro Pinto esteve em Macau pela oitava vez, apostado em internacionalizar “a curto prazo” a marca que representa. “Pelos contactos que tem, o Fórum [para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa], pode orientar-nos para as pessoas certas. O nosso interesse é fazer parcerias aqui e desenvolver a marca”, justifica o export manager [gerente de exportações] da portuguesa Dielmar, à margem da cerimónia de abertura do Colóquio de Capacitação das Pequenas e Médias Empresas para os Países de Língua Portuguesa, ocorrida no dia 5 de setembro.

A empresa onde Pedro Pinto trabalha está ligada ao sector têxtil, tem em mente distribuir vestuário de “gama média-alta” na China e “criar uma rede de lojas para desenvolver a marca e o made in Portugal“. Macau surge como a “plataforma”.

“A Língua Portuguesa que ainda se fala aqui, os escritórios de advogados e as instituições como o IPIM [Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau] ajudam a integração das empresas portuguesas na China, que é um dos principais mercados que o mundo procura”, argumenta Pedro Pinto.

O Colóquio de Capacitação das Pequenas e Médias Empresas para os Países de Língua Portuguesa foi organizado pelo Centro de Formação do Fórum de Macau.
 

Além de Portugal, o colóquio coorganizado pelo Fórum de Macau e pela Universidade da Cidade de Macau, conta com participantes de três países africanos, entre eles Angola, de onde chegou Filomena Campos. A representante da Africampos quer “tirar benefícios” da viagem e mostrar algumas das potencialidades que existem no país de origem.

“Somos ricos em madeira. A minha empresa já fechou contratos este ano para exportar para a China, que tem interesse em utilizar a matéria-prima para fazer mobílias. Estamos a falar de acordos de meio milhão de dólares norte-americanos”, conta a angolana, que está “muito surpreendida” com a qualidade das infraestruturas hoteleiras de Macau: “Angola está a desenvolver-se em termos turísticos. A comitiva que integro leva daqui um bom exemplo.”

É também à procura da experiência de outros agentes que Diogo Moeda viajou de Cabo Verde. O jovem faz parte do Business Incubation Center, que apoia projetos de pequenas e médias empresas.

“Não temos uma área em concreto, mas identificámos áreas de interesse, nomeadamente, agricultura, pesca e turismo. Aqui, queremos fazer contactos e aprender com quem está nestas andanças há muitos anos”, resume o gestor.

Adriano Chamusso, diretor-geral adjunto do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique, tem na agenda “as janelas de oportunidades” que podem ser exploradas no Continente. O foco está apontado para a área comercial.

“Quase todo o mercado moçambicano está a ser explorado pela China, mas nós também tentamos explorar alguns caminhos potenciados pela relação que existe entre os dois países. O nosso mercado local já tem uma grande percentagem de produtos chineses, mas ainda não atingimos 30 por cento. Mesmo assim, está a crescer de ano para ano”, nota.

A representação lusófona no colóquio completa-se com o Brasil, que trouxe Iana Vital a Macau. “Queremos estreitar laços com Macau e com o interior da China. O meu projeto é abrir um restaurante macaense, no Rio de Janeiro, e estamos a procurar fazer a ponte entre a gastronomia daqui e do Brasil. Não existe nada do gênero”, descreve a jovem empresária, que é associada da Casa de Macau do Rio de Janeiro.

–– Escolha cuidada ––

Rita Santos, do Fórum de Macau, que organizou o colóquio das Pequenas e Médias Empresas dos países lusófonos.

O Colóquio de Capacitação das Pequenas e Médias Empresas para os Países de Língua Portuguesa foi o quinto curso organizado pelo Centro de Formação do Fórum de Macau. Em destaque, estavam temas como o desenvolvimento socioeconómico da China, o sistema financeiro de Macau e a internacionalização das empresas.

A escolha da Universidade da Cidade de Macau para coorganizar o colóquio, disse ontem a secretária-geral adjunta do Fórum, Rita Santos, foi sujeita a “elevado escrutínio”: “Todas as universidades de Macau são convidadas a apresentar propostas para a organização dos Colóquios do Centro de Formação. É como fosse um concurso público. Neste caso, foi a Universidade da Cidade de Macau, que apresentou o melhor orçamento e conteúdo.”

Mesmo sem adiantar números, Rita Santos quer deixar claro que todas as instituições de ensino superior estão em condições de estabelecer parcerias com o Fórum para organizar estes eventos. Para o futuro, estão já confirmados outros dois, sobre o desenvolvimento das zonas económicas e a medicina tradicional chinesa.

O colóquio, que arrancou no dia 5 de setembro, prolongou-se até o dia 7 em Macau. Depois, seguiu para a cidade de Xiamen [na costa sudeste da China, defronte do Estreito de Formosa], onde os participantes estão na 16ª. Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, até quarta-feira, dia 12. De regresso ao território, o evento encerra no dia 19.

.

GALINHA, Pedro. Em nome dos negócios.
Extraído do jornal Ponto Final – Macau, China.
Publicado em: 6 set. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: