Articles

1º. Seminário sobre o Imaginário Luso-Afro-Brasileiro em Brasília

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 11 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

::: Evento em Brasília apresenta como tema a filosofia e a construção da Lusofonia :::

Da Agência Senado


 

A capital brasileira recebe de 10 a 12 de setembro, o 1º. Seminário sobre o Imaginário Luso-Afro-Brasileiro, uma iniciativa que levará as reflexões de dezenas de pesquisadores ao Senado Federal e ao câmpus da Universidade de Brasília.

Com entrada franca, o seminário, cuja abertura, a 10 de setembro, teve lugar na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, no Senado Federal, contou com a participação do presidente do Senado Federal – o ex-presidente da República José Sarney.

O seminário sobre o imaginário da Lusofonia ocorre no câmpus da Universidade de Brasília.
 

A abertura do evento contou também com a apresentação do livro História Viva – Conceição do Mato Dentro, dos autores Loryel Rocha e Luiz Cláudio de Oliveira: uma obra de mais de 400 páginas com textos e fotos sobre a história da cidade de Conceição do Mato Dentro, no Estado de Minas Gerais.

Loryel agradeceu ao apoio na produção do livro do ex-ministro da Cultura do Brasil durante a presidência de Sarney e ex-governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira (1929-2007). Nascido em Conceição do Mato Dentro, foi embaixador do Brasil em Lisboa e um dos fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Cecília de Oliveira, filha de José Aparecido, agradeceu os elogios e lembrou a capacidade do pai para fazer amigos e mobilizar pessoas em torno de sonhos e utopias. Ela ainda lembrou o ideal do pai, como diplomata, de fazer o Brasil “voltar o olhar” para a África. “Nossa alma nos une”, disse Cecília.

O seminário de Brasília presta homenagens ao embaixador José Aparecido de Oliveira e ao filósofo Agostinho da Silva: dois idealizadores da Lusofonia.
 

–– Seminário sobre o conceito de Lusofonia ––
O seminário conta com palestras sobre o embaixador José Aparecido de Oliveira e sobre um dos principais filósofos e pensadores de Portugal – Agostinho da Silva (1906-1994) –, além da relação de ambos com a construção do conceito de Lusofonia.

“A Desmistificação de Estereótipos do Continente Africano” e “O Atlântico Negro” são outros temas de palestras na agenda do seminário. As palestras ocorrerão no auditório da reitoria da Universidade de Brasília.

A iniciativa em Brasília aborda ainda o atual estágio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), do Acordo Ortográfico de 1990 e dos direitos humanos nos países lusófonos, entre outros temas.

Um dos oradores convidados de Portugal será Manuel Gandra, do Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, de Lisboa (IADE-U). Renato Epifânio, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, é outro dos palestrantes portugueses.

O seminário faz parte das comemorações dos 50 anos da Universidade de Brasília e do Ano de Portugal no Brasil.

Mais informações sobre o 1º. Seminário sobre o Imaginário Luso-Afro-Brasileiro poderão ser obtidas na página da Internet:
<http://imaginariolusoafrobrasileiro.blogspot.com.br/>.

Reitoria da Universidade de Brasília
Câmpus Universitário Darcy Ribeiro, s/nº. – Asa Norte
Brasília – Distrito Federal – Brasil

.
–– Extraído da Agência Senado ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: