Articles

Conferência “Portugal-Brasil: um Olhar Atual” em Lisboa

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 8 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do ISCTE-IUL e da Casa da América Latina (Lisboa)
4 de setembro de 2012

.
:::  Os ex-presidentes de Portugal e do Brasil, Mário Soares e Fernando Henrique Cardoso, farão a sessão de abertura do evento, que pretende ser espaço de análise do presente e do futuro das relações entre os dois países.  :::

As relações econômicas, políticas e culturais estarão em debate em setembro em Lisboa, na conferência Portugal-Brasil: um Olhar Atual, promovida pela Casa da América Latina, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no âmbito do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil.

Os ex-presidentes de Portugal e do Brasil, Mário Soares e Fernando Henrique Cardoso, farão a sessão de abertura do evento, que, durante dois dias, a 12 e 13 de setembro, pretende ser espaço para debater e observar as relações entre os dois países nas áreas da economia, do desporto, da educação e da cultura.

Os ex-presidentes da República, Mario Soares, de Portugal, e Fernando Henrique Cardoso, do Brasil,
estarão na abertura da conferência “Portugal-Brasil: um Olhar Atual”.

 

A conferência de abertura, no dia 12, com a participação de Mário Soares e de Fernando Henique Cardoso, terá como moderador Luís Reto, reitor do ISCTE-IUL; e como comentadores, António Costa, presidente da Casa da América Latina e da Câmara Municipal de Lisboa; e Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

–– Os debates da conferência Portugal-Brasil ––
No segundo dia do evento, a conferência terá, entre outros convidados, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas; o embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva; e o vice-presidente da Casa da América Latina, Alberto Laplaine Guimarães.

Participarão também da conferência Portugal-Brasil: um Olhar Atual:
• Antonio Grassi e Miguel Horta e Costa, que falarão sobre o “Ano do Brasil em Portugal e Ano de Portugal no Brasil”;
• Antonio Bustorff, presidente da Câmara de Comércio Luso-Brasileira, com o tema “Empresas e Oportunidades de Negócio”;
• Raul Penna, presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil; José Eduardo Carvalho, presidente da AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria); e
• Paulo Skaf, presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Para o painel “Ensino Superior e Exercício de Profissões: certificação de diplomas e Ciência Sem Fronteiras”, que terá como moderador Bianor Cavalcanti, da Diretoria Internacional da FGV, foram convidados Aloizio Mercadante, ministro da Educação do Brasil, e Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência de Portugal; Glaucius Oliva, presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Brasil; e Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal.

O tema “Desporto: a experiência portuguesa do Euro 2004 e a Copa FIFA 2014” terá moderação do professor do ISCTE-IUL, José Pedro Dionísio, e como participantes César Cunha Campos, da FGV Projetos; António Laranjo, diretor geral da Sociedade Euro 2004; e as personalidades do futebol Luís Felipe Scolari, do Brasil, e Luís Figo, de Portugal.

A conferência irá debater ainda o tema “Empreendedores nas Indústrias Criativas: o valor da Língua Portuguesa e das novas tecnologias”, que será moderado por Jorge Barreto Xavier, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e professor do ISCTE-IUL. Para este debate foram convidados Luís Martins, do ISCTE-IUL, e representantes das empresas de telefonia Portugal Telecom e Oi.

A conferência Portugal-Brasil: um Olhar Atual faz parte da programação
de eventos em Lisboa do Ano do Brasil em Portugal.

 

A conferência internacional Portugal-Brasil: um Olhar Atual é organizada com o objetivo de fazer uma análise do presente e do futuro das relações entre os dois países em vários domínios, estimulando o conhecimento mútuo e a descoberta de oportunidades de cooperação.

A conferência é de entrada livre, sujeita a inscrição prévia através do correio eletrônico:
<gcp.cies@iscte.pt>.

.

Clique aqui para obter mais informações e para descarregar a programação da conferência Portugal-Brasil: um Olhar Atual.
.

• ICSTE – Instituto Universitário de Lisboa
Av.ª das Forças Armadas, 1649-026, Entre Campos – Lisboa

.

–– Extraído do ISCTE-IUL e da Casa da América Latina (Lisboa, Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: