Articles

Atualização ortográfica dos livros escolares em Portugal até 2014-2015

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 8 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da RTP Notícias (Portugal)
29 de agosto de 2012


 
 

O plano de atualização ortográfica dos livros escolares, atualmente em curso, terminará no ano letivo de 2014-2015, disse à Agência Lusa o secretário-geral da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Miguel Freitas da Costa.

“O plano acordado em 2010 com o Ministério da Educação está a ser cumprido dentro dos prazos”, garantiu, em uma referência ao acordo negociado entre os editores e o Ministério da Educação e Ciência (MEC), segundo o qual os manuais escolares vão sendo atualizados ortograficamente até ao ano letivo de 2014-2015, permitindo a coexistência das duas grafias.

O acordo entre a Comissão do Livro Escolar da APEL e a Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação prevê que, em cada ano letivo, são atualizados os manuais de determinadas disciplinas referentes a certos níveis de escolaridade.

Este ano letivo, são atualizados os manuais do 3º. ano de escolaridade nas disciplinas de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica; os de Língua Portuguesa do 5º. ano; e os de todas as disciplinas do 6º. e 7º. anos de escolaridade, exceto o da disciplina de Língua Portuguesa.

Também este ano é atualizada a grafia do manual da disciplina de Língua Portuguesa do 8º. ano de escolaridade e o de Matemática do 9º. ano.

Esta calendarização foi “definida pela Direção Geral de Educação com os editores”, disse Freitas da Costa que acrescentou que as reedições dos manuais já aprovados “são atualizadas conforme vão sendo publicadas”.

O plano de atualização ortográfica, defendido por Miguel Freitas da Costa,
é apoiado com ressalvas pela professora Edviges Ferreira.

 

A presidente da Associação de Professores de Português, Edviges Ferreira, em declarações à Lusa, disse que nas aulas desta disciplina “podem coexistir manuais com as duas grafias”, cabendo ao professor deixar claro que “já está em vigor uma nova grafia”.

Para a docente, esta situação “não é complicada do ponto de vista pedagógico”, podendo até levar o professor “a fazerem exercícios sobre a evolução da língua”.

Edviges Ferreira acha “mais pernicioso” os professores das outras disciplinas “apesar de saberem estar em vigor o Acordo Ortográfico, continuarem a usar a grafia anterior”.

A docente acrescentou que os alunos só no ano letivo de 2013-2014 “serão penalizados pela ortografia na avaliação externa”, isto é, nos exames.

Até 2013-2014, as duas grafias podem conviver sem que o aluno que use a grafia anterior ao Acordo seja penalizado.

.

Plano de atualização ortográfica dos livros escolares terminará em 2014/15.
Extraído do sítio da RTP Notícias (Portugal).
Publicado em: 29 ago. 2012.

Uma resposta to “Atualização ortográfica dos livros escolares em Portugal até 2014-2015”

  1. A senhora professora “Edviges” que me perdoe se não é, mas, pelo nome até parece brasileira, e aí entendo porque está de acordo com o ACORDO “AO90”!
    – Minha senhora, não há ninguém neste país, que se preze de não ser analfabeto, que esteja de (conluio) acordo com o AO90!
    – Quanto ao Sr. Miguel Freitas da Costa, só poderei dizer…que além de não se inserir no contexto de pessoas que afirmei existir na discordância, poderá estar a servir os interesses de algum patronato.
    Tenho muita pena que tenham imprimido manuais com o AO90 para desinstruir os alunos, futuros cidadãos deste país.
    Esta, é a minha opinião.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: