Articles

Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal

In O Mundo de Língua Portuguesa on 7 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
6 de setembro de 2012

A programação do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil será aberta esta sexta-feira, 7 de setembro, em Brasília com a apresentação da grande cantora portuguesa Mariza e da brasileira Roberta Sá, que marca também o Dia da Independência do Brasil, feriado nacional.

As duas cantoras, apoiadas pela Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, prometem unir Portugal e Brasil em palco, a partir das 18 horas, na Praça das Fontes, no Eixo Monumental da capital brasileira.

Há cinco anos, no final de junho de 2007, Mariza cantou e encantou Brasília com um espetáculo na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional. A apresentação abriu uma semana de eventos culturais, na capital brasileira, destinados a assinalar a presidência portuguesa da União Europeia.

O concerto de abertura do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal
no Brasil terá lugar na Praça das Fontes em Brasília.

 

E na plateia os dois países estarão também unidos. O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, estará lado a lado com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, e com a ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda. Também marcarão presença no evento, além do embaixador português no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, os comissários do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, Miguel Horta e Costa e Antônio Grassi.

Em iniciativa programada por ambos os países, o Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal decorre até 10 de junho de 2013, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A abertura do ano comemorativo será por um concerto
em Brasília com a grande cantora portuguesa Mariza
e com a brasileira Roberta Sá.

 

–– Programação cultural ––
Na cerimónia de apresentação da programação brasileira, realizada no Palácio de São Clemente, no Rio de Janeiro, residência oficial do cônsul-geral de Portugal na cidade, a ministra brasileira da Cultura, Ana de Hollanda, disse esperar que o conjunto de atividades “promova nossas indústrias culturais, dando novo alento à cooperação entre Brasil e Portugal”.

As apresentações serão feitas em museus, teatros e praças, estando previsto que sejam gratuitas nos espaços públicos e nas demais situações o preço dos ingressos deverá ficar abaixo de 10 euros, disse Antônio Grassi, presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), responsável pela programação brasileira do ano de eventos.

Em Portugal, além de Lisboa, mostras e espetáculos ligados à cultura brasileira serão levadas às cidades do Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro.

Na capital portuguesa, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo, será aberto um espaço cultural para acolher mostras brasileiras – entre elas, a dedicada a Clarice Lispector, em exposição no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

O Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal visa transmitir a ambos os povos a verdadeira imagem dos dois países, promovendo a cultura e fomentando os laços comerciais e estreitando os vínculos entre as sociedades civis.

–– Emissão de selos ––

Uma emissão conjunta de selos homenageia os poetas Cruz e Sousa
e Fernando Pessoa.

A emissão é apresentada no 7 de Setembro, às 17 horas, em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na presença dos ministros português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e brasileiros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e da Cultura, Ana de Hollanda; dos presidentes dos CTT, Francisco de Lacerda, e dos Correios do Brasil, Wagner Pinheiro; e dos comissários do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, Miguel Horta e Costa e Antônio Grassi.

Os selos, com valor facial de 80 cêntimos de euro na emissão portuguesa (e de 2 reais no Brasil) apresentam retratos em aguarela dos dois poetas, com versos dos poemas “Mar Portuguez”, da obra de Fernando Pessoa (1888-1935), Mensagem; e “Ser Pássaro”, de O Livro Derradeiro, de Cruz e Sousa (1861-1898). A autoria dos selos é do ateliê de Acácio Santos e da Excentric, com desenho da Folk Design, de Almada. A tiragem em Portugal é de 270 mil selos.

.

Os dois selos incluem ainda a referência à 21ª. Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex, a mais antiga mostra filatélica bilateral do mundo, que se realiza em São Paulo, nos dias 10 a 18 de novembro.

Os conteúdos dos selos podem ser vistos em realidade aumentada, acedendo a este sítio comemorativo dos CTT – Correios de Portugal.

–– Cooperação económica e educacional ––

Paulo Portas e Antônio Patriota: maior
cooperação entre Portugal e Brasil.

.

Além da cultura, Brasil e Portugal buscam trazer mais dinamismo às relações comerciais e de cooperação científica. ”Não é só a celebração do que nos aproxima, mas também a modernidade dos dois países”, comentou o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, ao lembrar que os países têm intercâmbio nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

.

.

Segundo o Itamaraty (como é conhecido o Ministério das Relações Exteriores brasileiro), Portugal é o destino mais procurado pelos candidatos a bolsistas do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Ministério da Educação do Brasil – com 12 mil pedidos e 2,1 mil bolsas concedidas. Os dois países vão acionar a comissão mista de ciência, tecnologia e inovação para discutir cooperação nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e biocombustíveis.

Além disso, há interesse de empresas brasileiras por Portugal. Segundo Patriota, a fabricante de aviões Embraer vai abrir uma unidade na cidade de Évora e o Brasil ”segue de perto” o processo de privatização das companhias estatais portuguesas, como mostra de que Portugal está aberto à atuação de grupos económicos além da União Europeia. Antônio Patriota fez estas afirmações no dia 6 de setembro, antes de participar de um jantar com o ministro de Negócios Exteriores de Portugal, Paulo Portas.

A entrada de investimento estrangeiro combina com a imagem de modernidade que os portugueses querem passar no Ano de Portugal no Brasil. De acordo com o chanceler Paulo Portas, o Portugal ”moderno” quer aproveitar a ”avenida de oportunidades” dos grandes eventos internacionais que ocorrerão no Brasil nesta década – como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 – para mostrar sua excelência em turismo. ”As empresas portuguesas têm grande experiência”, garantiu Portas ao assinalar que essas companhias ”podem ajudar na capacidade de realização que o Brasil vai mostrar nesses eventos”.

.
• Ano de Portugal no Brasil:
<http://anodeportugalnobrasil.pt/>

• Ano do Brasil em Portugal:
<http://www.anobrasilportugal.com.br>

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: