Articles

Ano de Portugal no Brasil: Cimeira Luso-Brasileira adiada

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 6 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
27 de agosto de 2012

A presidenta da República do Brasil,
Dilma Rousseff, decidiu pelo adiamento
da Cimeira Luso-Brasileira,
a ser realizada em Brasília.

 

O gabinete da presidente brasileira, Dilma Rousseff, pediu na semana anterior que a Cimeira Luso-Brasileira, que estava agendada para este dia 6 de setembro, fosse adiada. O pedido surpreendeu a diplomacia portuguesa, já que Portugal estaria presente em Brasília ao mais alto nível, numa comitiva liderada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

As razões do adiamento da Cimeira Luso-Brasileira não são oficialmente conhecidas, mas sabe-se que o pedido foi mesmo feito pela presidência da República do Brasil. Além disso, vários assuntos importantes que os dois países continuam a discutir não estão ainda acertados.

“A Cimeira foi adiada em virtude de incompatibilidade de agenda – nada tem a ver com o julgamento do ‘mensalão’, como equivocadamente tem noticiado a imprensa portuguesa”, diz uma nota escrita enviada à Agência Lusa pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, referindo-se ao julgamento de um escândalo de corrupção no Brasil durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma nova data para a realização da Cimeira não foi ainda agendada.

A Cimeira Luso-Brasileira deste ano tinha a particularidade de se realizar na véspera da cerimónia de abertura do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal, que continua agendada para dia 7 em Brasília. Mas o protagonismo da cerimónia será partilhado por Paulo Portas e por seu homólogo brasileiro, Antônio Patriota.

A realização da Cimeira Luso-Brasileira foi anunciada em outubro de 2011, após um encontro na capital brasileira entre o primeiro-ministro da República Portuguesa, Pedro Passos Coelho, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

A abertura do Ano de Portugal no Brasil tem previsto um espetáculo musical no dia 7 de setembro – dia da independência do Brasil –, na Praça das Fontes, junto à Torre de Televisão de Brasília, com a participação da grande cantora portuguesa Mariza, da brasileira Roberta Sá e da Orquestra Sinfónica de Brasília.

.
–– Da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: