Articles

As línguas de Moçambique na comunicação social

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 5 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Do jornal @Verdade – Maputo
30 de agosto de 2012

A Rádio Moçambique promoveu uma palestra, no dia 30 de agosto, sobre
o papel das línguas moçambicanas na comunicação social.

 

O Núcleo de Línguas da Rádio Moçambique, tutelado pela Direção de Emissões em Línguas Moçambicanas, realizou no dia 30 de agosto um debate com o tema Jornalismo em Línguas Moçambicanas. O evento teve lugar no Auditório da Rádio Moçambique.

O debate coorganizado em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação tem como objetivo refletir sobre o papel das diversas línguas faladas pelos povos de Moçambique na comunicação social e destacar a necessidade de produção de conteúdos informativos nestas línguas.

Participaram do debate os jornalistas Tomás Vieira Mário e Felizardo Massimbe, a Direção de Informação da Rádio Moçambique e o Instituto de Comunicação Social.

–– Pela padronização das línguas de Moçambique ––

À semelhança do que acontece com a Língua Portuguesa, é premente padronizar os procedimentos de uso das línguas moçambicanas para facilitar a sua aplicação em diferentes campos de conhecimentos, em particular na comunicação social, no ato da fala.

Segundo os participantes do debate em Maputo – dentre eles, os oradores –, urge encontrar uma forma de organizar o material existente sobre as línguas moçambicanas, em uso no país, para que estes idiomas tenham uma bibliografia própria e acessível aos usuários.

Segundo António Chipanga, profissional da Rádio Moçambique – na ocasião, orador –, o material disponível sobre o assunto em alusão “está aquém do desejado”.

O orador disse que atualmente, na comunicação social, a rádio e a televisão são os únicos meios viáveis e práticos para difundir conteúdos informativos usando as línguas moçambicanas. Aliás, a rádio, por exemplo, tem estado a desempenhar esta tarefa.

Quanto ao jornal, há muitos obstáculos por ultrapassar, tais como a ausência de padronização da escrita em línguas moçambicanas.

.
Urge padronizar os procedimentos do uso das línguas moçambicanas.
Extraído do jornal @Verdade (Maputo, Moçambique).
Publicado em: 30 ago. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: